Biden afirma que discute com Israel possíveis ataques contra instalações petrolíferas no Irã
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (3) que está "discutindo" com Israel possíveis ataques israelenses contra instalações petrolíferas iranianas em retaliação aos ataques com mísseis de Teerã em território israelense.
Perguntado durante uma breve coletiva de imprensa se ele concordava com ataques israelenses contra a infraestrutura de petróleo do Irã, Biden respondeu: "Estamos discutindo isso. Acho que seria um pouco... de qualquer forma", sem concluir a frase.
Antes de deixar a Casa Branca para uma viagem ao sul dos Estados Unidos, foi questionado sobre "quais são os planos para autorizar Israel a retaliar o Irã?".
"Primeiramente, não 'autorizamos' Israel a fazer nada, assessoramos Israel. E hoje não vai acontecer nada", respondeu o democrata.
Os preços do petróleo subiram na quinta-feira (3) devido ao temor por um conflito aberto e generalizado no Oriente Médio.
Um aumento dos preços do petróleo bruto, e após o preço da gasolina, seria uma má notícia para a vice-presidente Kamala Harris, na corrida pela Casa Branca contra o ex-presidente republicano Donald Trump.
A candidata democrata, em uma disputa acirrada com seu adversário nas pesquisas, tem dificuldade para convencer os eleitores sobre temas relacionados à economia e ao poder de compra.
dk/bgs/val/mar/dd/aa/yr
© Agence France-Presse