Topo
Notícias

Rio de Janeiro registra 39,6°C e tem o dia mais quente do ano

Boa parte do país enfrenta neste início de outubro a oitava onda de calor no ano.  - 21.set.2023-Yuri Eiras/Folhapress
Boa parte do país enfrenta neste início de outubro a oitava onda de calor no ano. Imagem: 21.set.2023-Yuri Eiras/Folhapress
do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/10/2024 16h11

A cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura de 39,6ºC nesta quarta-feira (2) e teve o dia mais quente deste ano. A informação é da Climatempo.

O que aconteceu

Temperatura foi registrada na Vila Militar, na zona este, ao meio-dia. O recorde anterior era de 39,5ºC, em janeiro deste ano.

A cidade entrou no nível de calor 2 (NC2), às 11h45. De acordo com o Centro de Operações Rio, órgão da prefeitura, o NC2 é segundo de cinco níveis e se caracteriza pela previsão ou registro de índices de calor, levando em conta temperatura e umidade, de de 36ºC a 40ºC, por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais.

Nesta quarta-feira, o tempo segue quente e seco no município do Rio de Janeiro. Não há previsão de chuva. Os ventos estão moderados, com ocasionais rajadas fortes. As temperaturas seguem elevadas, com previsão de máxima de 42°C e a umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 12% e 20% no período da tarde.

Boa parte do país enfrenta neste início de outubro a oitava onda de calor no ano. A Climatempo ainda prevê chance de calor recorde nesta quarta em São Paulo (37°C), Belo Horizonte (35°C) e Brasília (36°C).

São Paulo pode ter recorde de calor

Na cidade de São Paulo, a tarde de hoje prossegue com forte calor e baixa umidade do ar. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 37°C em São Miguel Paulista e 25°C na Capela do Socorro, na zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 23% e 68%.

Até às 15h20, a média da temperatura máxima na cidade era de 35,9°C. Temperatura igualou o recorde do ano, que foi registrado na última quinta-feira (26). Com isso, até às 16h30 há a possibilidade de um novo recorde de temperatura máxima do ano, segundo a prefeitura.

São Paulo teve o segundo setembro mais quente já registrado em 81 anos. Dados são das medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia.

Notícias