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Pesquisas para prefeito de SP mostram alta inesperada e desafiam campanhas

Candidatos à Prefeitura de São Paulo em debate da Record; da esquerda para a direita: Datena, Tabata Amaral, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Marina Helena - Reprodução/Record
Candidatos à Prefeitura de São Paulo em debate da Record; da esquerda para a direita: Datena, Tabata Amaral, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Marina Helena Imagem: Reprodução/Record
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Do UOL, Em São Paulo

01/10/2024 19h23

Nas últimas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB) apresentou uma oscilação positiva, ganhando destaque ao subir em diversas sondagens.

Embora ainda esteja longe de disputar uma vaga no segundo turno, sua oscilação para cima - ainda que dentro da margem de erro -, tem gerado impacto significativo nas campanhas dos outros candidatos.

Crescimento consistente de Tabata Amaral

Na reta final antes do primeiro turno, Tabata oscilou para cima em levantamentos feitos por institutos como Quaest, AtlasIntel, Real Time Big Data e Paraná Pesquisas.

Veja os números:

Quaest: Tabata passou de 8% para 10% das intenções de voto.

AtlasIntel: foi de 10,8% para 11,9%.

Real Time Big Data: oscilou positivamente de 9% para 10%.

Paraná Pesquisas: oscilou para cima de 7,3% para 8,9%.

Essa oscilação positiva a mantém distante do pelotão da frente composto por Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), mas reflete um aumento consistente de sua base de eleitores.

Comparação com outros candidatos

Enquanto Tabata Amaral ganhou tração, os outros candidatos da disputa também oscilaram, porém em menor ou maior intensidade:

Ricardo Nunes (MDB): oscilou negativamente em algumas pesquisas, como na Quaest (de 25% para 24%) e na Paraná Pesquisas (de 28% para 27%).

Guilherme Boulos (PSOL): manteve-se estável em algumas pesquisas e oscilou positivamente em outras, como na AtlasIntel (de 28,3% para 29,4%).

Pablo Marçal (PRTB): apresentou uma oscilação considerável para cima, chegando a 25,4% na AtlasIntel - antes tinha 20,9%.

O 'efeito Tabata' na disputa

O crescimento de Tabata Amaral tem implicações diretas para Guilherme Boulos e Ricardo Nunes.

Ao atrair eleitores que poderiam votar em Boulos, Tabata indiretamente fortalece a posição de Pablo Marçal, que busca consolidar uma vaga no segundo turno.

A estratégia de Marçal inclui até um apelo para que eleitores que não queiram votar nele, optem por Tabata, como revelou o colunista do UOL Tales Faria.

Sobre as pesquisas

A Quaest ouviu presencialmente 1.800 eleitores de São Paulo entre 27 e 29 de setembro. A pesquisa encomendada pela TV Globo tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro no TSE é SP-01233/2024.

AtlasIntel foi realizada pela internet com recursos próprios e ouviu 2.190 eleitores da capital paulista entre os dias 24 e 29 de setembro. O levantamento tem nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-02567/2024.

Real Time Big Data foi realizada com 1.500 entrevistados entre os dias 27 e 28 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-05171/2024 e tem um nível de confiança de 95%.

O Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores da cidade de São Paulo. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 27 de 30 de setembro. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. O registro no TSE é SP-04763/2024.

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