Topo
Notícias

Após 157 dias de seca, chuva traz alívio no DF, mas calor persiste

Internautas postaram nas redes sociais imagens da chuva que caiu no DF após meses de estiagem - Reprodução/Redes Sociais
Internautas postaram nas redes sociais imagens da chuva que caiu no DF após meses de estiagem Imagem: Reprodução/Redes Sociais
do UOL

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

28/09/2024 18h50Atualizada em 28/09/2024 18h50

A chuva retornou a várias regiões do Distrito Federal neste fim de semana, após 157 dias de seca, mas o calor recorde segue com previsão de altas temperaturas e alertas de baixa umidade.

O que aconteceu

Chuva volta ao Distrito Federal após meses sem precipitação. Setor O, Ceilândia e Samambaia foram os primeiros bairros a sentir a chuva. Também existem relatos em Vicente Pires e Riacho Fundo 2, com internautas postando imagens e vídeos nas redes sociais.

@jessievieirs chuva no DF gente? que isso uma alucinação?? #df #brasilia #taguatinga #chuva ? original sound - Jessica Vieira

O calor segue quebrando recordes em 2024. No dia 27 de setembro, Brasília alcançou 33,8°C, superando o recorde anterior de 33,5°C, registrado apenas quatro dias antes, no dia 23. Belo Horizonte também bateu um recorde no mesmo dia, com a temperatura atingindo 34,6°C, acima dos 34,4°C registrados no início do mês.

Setembro de 2024 já é um dos meses mais quentes da história em Brasília. A média das temperaturas máximas para o mês foi de 31,9°C, 2,8°C acima da média histórica, que é de 29,1°C. Este já é o terceiro mês mais quente registrado na capital federal desde o início das medições, em 1961. Mesmo com o breve alívio da chuva, a previsão é de que o calor continue nos próximos dias.

O Inmet emitiu um alerta vermelho para a região. O Distrito Federal segue em alerta devido às altas temperaturas, que estão 5°C acima da média histórica por mais de cinco dias consecutivos. Esse alerta é válido até o final do sábado e aponta riscos à saúde, como desidratação e complicações respiratórias, além do risco de incêndios florestais devido à baixa umidade do ar, que pode chegar a 12%.

A previsão do tempo para os próximos dias indica mais calor e baixa umidade. Mesmo com a possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas, a temperatura continuará elevada, com máximas entre 33°C e 35°C. As autoridades alertam a população sobre a necessidade de cuidados, como hidratação constante e evitar a exposição ao sol nos horários de pico.

Notícias