Topo
Notícias

China é contra qualquer 'expansão' da guerra na Ucrânia

28/09/2024 11h51

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou neste sábado (28) na Assembleia Geral da ONU que seu país é contrário a qualquer "expansão" da guerra na Ucrânia e à intensificação dos combates.

"A maior prioridade é comprometer-se para que não se expanda a guerra, os combates se intensifiquem ou aconteçam provocações das partes", afirmou o ministro, depois de recordar que Pequim, ao lado do Brasil e de outros países, se comprometeu a "desempenhar um papel construtivo" nesta crise, cuja solução continua sendo "elusiva".

Brasil e China fizeram um apelo na sexta-feira para que armas nucleares não sejam utilizadas no conflito, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou recorrer ao seu arsenal em caso de grande ataque ao seu território por parte da Ucrânia.

Os dois países apresentaram, ao lado de outros países do Sul global, uma iniciativa conjunta para criar um grupo de amigos para a paz, que pretende trabalhar a favor de uma solução política da crise na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 com a invasão russa.

Em maio, China e Brasil apresentaram um plano de seis pontos para tentar acabar com o conflito.

af/dg/fp

© Agence France-Presse

Notícias