Topo
Notícias

Candidato do PL pede impugnação de nome apoiado por Bolsonaro em Guarulhos

Deputado Jorge Wilson, conhecido como "Xerife do Consumidor", publicou vídeo ao lado de Jair Bolsonaro em evento em Guarulhos - Reprodução de vídeo/Instagram
Deputado Jorge Wilson, conhecido como 'Xerife do Consumidor', publicou vídeo ao lado de Jair Bolsonaro em evento em Guarulhos Imagem: Reprodução de vídeo/Instagram
do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/09/2024 17h05

O vereador Lucas Sanches (PL) pediu à Justiça Eleitoral, nesta sexta-feira (27), a impugnação da candidatura de Edna Sarlo (PRTB), vice na chapa do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos). Sanches e Wilson disputam a Prefeitura de Guarulhos, e o deputado estadual tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é do mesmo partido de Sanches, o PL.

O que aconteceu

Wilson trocou Professor Jesus (Podemos) por Edna na vaga de vice. A troca aconteceu no último dia 17 e, de acordo com a legislação eleitoral, o prazo limite para movimentações desse tipo era o dia 16. Sanches argumenta que, por isso, as candidaturas de Edna e de Wilson devem ser impugnadas.

Vereador questiona ainda filiação ao PRTB. Na ação enviada à Justiça Eleitoral, Sanches menciona o fato de Edna ter se filiado ao PRTB em 6 de abril e só ter se desfiliado do Mobiliza em 23 de maio. Pela legislação, 6 de abril era a data limite para filiação daqueles que concorrem em 2024.

Como não existe chapa de prefeito sem vice, impugnação de Edna derrubaria Wilson. Esse é o entendimento da campanha de Sanches, que apresentou a solicitação à 176ª Zona Eleitoral.

Situação é inusitada porque Sanches é do partido de Bolsonaro. Os dois seguiram caminhos diferentes na disputa por Guarulhos. A candidatura do vereador tem apoio do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Já o ex-presidente optou por apoiar Wilson pela proximidade dele com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Edna tem sete dias a partir de hoje para apresentar sua defesa. Após esse prazo, a expectativa é que a Justiça se pronuncie sobre o caso dentro de quatro dias.

"Não há qualquer irregularidade jurídica", afirma Wilson. Em nota enviada ao UOL, ele afirmou que Edna "foi regularmente escolhida como substituta do Professor Jesus" e que "foram realizados todos os procedimentos legais para registro, de acordo com a legislação eleitoral". Wilson classificou como "fake News" a movimentação de seu adversário.

"Não existe qualquer fundamento no pedido do adversário. Na verdade, trata-se de mais uma fake news por parte do candidato do PL, que demonstra desespero já que está sendo investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual por prática de corrupção em seu mandato como vereador e que tem assessores próximos ligados à tentativa de homicídio contra seu ex-chefe de Gabinete"
Jorge Wilson (Republicanos), deputado estadual e candidato à Prefeitura de Guarulhos.

Pesquisa aponta empate triplo na disputa pela liderança em Guarulhos. De acordo com o Real Time Big Data, Sanches (20%), Wilson (22%) e Elói Pietá, do Solidariedade, (26%) estão tecnicamente empatados. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-06113/2024.

Notícias