Topo
Notícias

Relato de bomba paralisa tribunal da Califórnia

25/09/2024 16h55

Um tribunal da Califórnia foi isolado nesta quarta-feira (25) depois que a polícia recebeu um alerta de bomba, com testemunhas informando que um homem acionou um artefato explosivo no recinto em forma de protesto.

Um homem foi "detido imediatamente", informou o departamento do xerife do condado de Santa Maria. "A explosão foi causada por um artefato explosivo improvisado", acrescentou.

Duas pessoas ficaram feridas e não correm o risco de morrer.

Autoridades disseram que receberam relatos de um explosivo no tribunal de Santa Maria às 8h48 locais. A polícia isolou o local e bloqueou ruas vizinhas. 

O advogado Bill Ausman chegou ao tribunal por volta das 08h30, quando se deparou com uma situação que descreveu como "caótica".

"Escutei uma explosão e alguém gritando, 'É uma bomba! É uma bomba! É uma bomba!', e cerca de 20, 30 ou mais pessoas saíram correndo da corte", contou Ausman à AFP.

O advogado viu um homem sendo contido pelos policiais. 

"Ele gritava que cerca de 900 mil pessoas por ano são assassinadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos", agência do governo conhecida pela sigla FDA.

"Foi algemado e o levaram em seguida", detalhou Ausman.

Funcionários de escritórios próximos ao tribunal contaram à AFP que não ouviram nada e que continuaram trabalhando, apesar da forte presença policial nas ruas.

Mark van de Kamp, porta-voz da Prefeitura, informou que os prédios públicos próximos foram fechados.

"É algo muito incomum, muito raro", disse Van de Kamp a respeito do incidente.

pr/cjc/lb/mvv

© Agence France-Presse

Notícias