Topo
Notícias

Inteligência dos EUA alerta Trump sobre ameaças "concretas" de assassinato vindas do Irã

24/09/2024 21h44

A inteligência dos Estados Unidos alertou o candidato republicano Donald Trump sobre ameaças "reais e concretas" de assassinato vindas do Irã, informou sua equipe de campanha em um comunicado nesta terça-feira (24).

"Trump foi informado mais cedo hoje pelo Escritório do Diretor de Inteligência Nacional sobre ameaças reais e concretas do Irã para assassiná-lo, em um esforço para desestabilizar e semear o caos nos Estados Unidos", segundo o comunicado.

"Autoridades de inteligência identificaram que esses ataques contínuos e coordenados se intensificaram nos últimos meses, e os responsáveis pela aplicação da lei" estão trabalhando "para garantir que o presidente Trump esteja protegido e que as eleições estejam livres de interferências", acrescentou.

A campanha do ex-presidente não deu mais detalhes sobre essas afirmações, que ocorrem em um momento de grande pressão internacional sobre o Irã para reduzir as crescentes tensões no Líbano, onde Israel tem realizado bombardeios contra o grupo libanês Hezbollah, apoiado por Teerã.

O Irã negou recentemente as acusações de que tenta assassinar Trump, após um homem armado ter disparado em um comício na Pensilvânia, no qual matou uma pessoa e feriu o candidato presidencial na orelha.

Dias após a tentativa de assassinato em 13 de julho, a mídia americana informou que as autoridades haviam recebido informações de inteligência sobre um suposto complô iraniano contra o republicano, o que levou ao reforço de sua proteção.

O Irã chamou as acusações de "mal-intencionadas".

Os Estados Unidos também acusaram o Irã de realizar um ataque cibernético direcionado à campanha de Trump, alegando que Teerã busca influenciar as eleições de 2024.

bur-st/bfm/atm/mel/am

© Agence France-Presse

Notícias