Topo
Notícias

Quaest: JHC mantém liderança em Maceió, com 74% das intenções de voto

João Henrique Caldas (JHC) é candidato à reeleição para a Prefeitura de Maceió  - Divulgação
João Henrique Caldas (JHC) é candidato à reeleição para a Prefeitura de Maceió Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

20/09/2024 21h51

O atual prefeito e candidato à reeleição, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, segue liderando a disputa em Maceió, com 74% das intenções de voto. Os dados são de pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (20).

O que aconteceu

Atual prefeito não oscilou na pesquisa. Ele manteve os 74% que tinha no levantamento anterior da Quaest, de 29 de agosto.

Seu principal adversário, Rafael Brito (MDB), cresceu na pesquisa. Na Quaest anterior, o emedebista tinha 4% de intenções de voto, e agora tem 10%.

Veja os números da Quaest para Maceió:

  • JHC (PL): 74% (tinha 74%)
  • Rafael Brito (MDB): 10% (tinha 4%)
  • Lobão (Solidariedade): 3% (tinha 4%)
  • Lenilda Luna (UP): 1% (tinha 2%)
  • Nina Tenório (PCO): 0% (tinha 1%)
  • Indecisos: 5% (eram 6%)
  • Branco/Nulo/Não pretende votar: 7% (eram 9%)

Os outros candidatos estão tecnicamente empatados. Lobão (Solidariedade) tem 3% das intenções de voto, Lenilda Luna (UP) tem 1%, e Nina Tenório (PCO) não pontuou. Os três oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Maioria dos eleitores em Maceió já está decidida. A Quaest perguntou aos entrevistados se a escolha no cenário estimulado é definitiva ou ainda pode mudar —75% dos ouvidos afirmaram que a escolha é definitiva, 24% afirmaram poder mudar e 1% não responderam.

Rejeição

Candidato do Solidariedade tem maior rejeição. Dos entrevistados pela Quaest, 56% afirmaram que conheciam Lobão e não votariam nele. Brito teve 31% de rejeição, Luna, 26%, JHC, 16% e Tenório, 13%.

Maioria considera JHC um bom prefeito. Quando questionados sobre a atual gestão, 76% dos entrevistados responderam que a avaliação é positiva, 19%, que é regular e 3%, que é negativa —2% dos entrevistados não souberam avaliar o prefeito.

A Quaest ouviu 900 eleitores entre 17 e 19 de setembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas e registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo AL-00784/2024. O nível de confiança é de 95%.

Notícias