Topo
Notícias

Ronilso: Bolsonaro se acha esperto, mas é fantoche dos delírios de Musk

do UOL

Colaboração para o UOL

18/09/2024 14h42

O ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo usado para reforçar os "delírios autoritários" do empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), afirmou o colunista Ronilso Pacheco no UOL News desta quarta-feira (18).

Alguns usuários relataram hoje que conseguiram acessar o X, mesmo com a rede social suspensa no Brasil desde o fim de agosto. Bolsonaro aproveitou a oportunidade para publicar uma mensagem em que critica o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Para Ronilso, o tuíte é um ataque de Bolsonaro à democracia.

post bolsonaro - Reprodução/X - Reprodução/X
Post do ex-presidente Jair Bolsonaro no X
Imagem: Reprodução/X

Eu não vejo como uma coincidência, uma brecha, uma oportunidade, mas uma esticada de corda, uma afronta, não só da decisão de Alexandre de Moraes, desse conflito que se tornou pessoal, pelo menos da perspectiva do Bolsonaro. Para além disso, é um ataque à democracia, é exigir uma liberdade total de continuar subvertendo o mínimo de pacto social para que a sociedade funcione bem eticamente, de maneira democrática e diversa.

É uma subversão com o conluio, certamente, daquele que o Bolsonaro tem alguma simpatia. Bolsonaro se acha um grande amigo, um grande esperto, mas é usado como fantoche para os delírios autoritários de Elon Musk.

Pacheco disse também que a punição do X tem sido o último elemento do ex-presidente para buscar a adesão de sua base.

Ele [punição do X] estava sendo um grande tema de adesão nesse devaneio, delírio de censura e ataque à democracia no Brasil - que até está sendo atacada, mas está sendo atacada exatamente por Bolsonaro, seu projeto e seu entorno.

Ele [Bolsonaro] está claramente esticando a corda, apostando nessa punição do X, como último fenômeno de adesão da sua base, não só do campo mais da extrema direita, mas de um campo que ainda que não vai no limite da extrema direita, vai em um campo conservador que acredita no Bolsonaro e nesse tipo de liberdade de expressão.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Notícias