Topo
Notícias

Wall Street fecha estável antes de anúncio do Fed

17/09/2024 19h42

A Bolsa de Nova York fechou praticamente estável nesta terça-feira (17), um dia antes da decisão do Federal Reserve (Fed, banco central do EUA) sobre suas taxas de juros, esperada para quarta-feira.

O índice Dow Jones caiu 0,04%, enquanto o S&P 500 subiu ligeiramente 0,03%. Já o índice tecnológico Nasdaq registrou um ganho de 0,20%.

Os principais índices de Wall Street começaram o dia em forte alta, mas depois mudaram de direção, retornando ao ponto de abertura.

Novos indicadores levaram vários economistas a apostar em um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros pelo Fed na quarta-feira, ao final da reunião de política monetária.

As vendas no varejo aumentaram 0,1% em agosto em relação a julho nos Estados Unidos, superando a contração de 0,2% prevista pelo mercado.

A produção industrial cresceu 0,8% em agosto em relação a julho, também acima da expectativa de 0,2%.

"Este relatório não dá nenhuma razão para o Fed reduzir suas taxas em meio ponto percentual", avaliou a High Frequency Economics, referindo-se ao crescimento da produção industrial.

No entanto, entre os operadores de futuros, a probabilidade atribuída a um corte de 0,5 ponto percentual ainda era de 63%.

Jack Ablin, da Cresset Capital, enxergou um sinal na estabilização dos índices ao final do dia.

"Os investidores estão começando a revisar suas projeções", afirmou. "Acredito que houve otimismo excessivo em relação a uma grande redução de taxas na quarta-feira", o que poderia limitar a reação do mercado à decisão do Fed, explicou.

Entre os destaques do dia, a gigante Intel subiu 2,68% após uma série de anúncios na segunda-feira.

O grupo adiou a construção de fábricas na Alemanha e na Polônia. Além disso, destinará uma subsidiária específica para a produção de chips para outras empresas.

A Microsoft também teve alta de 0,88% após anunciar um aumento nos dividendos e um programa de recompra de ações no valor de 60 bilhões de dólares (R$ 330 bilhões).

A Amazon também registrou ganhos de 1,08%, impulsionada pelos dados de vendas no varejo, que destacaram o dinamismo do comércio online.

A Meta fechou em alta de 0,57% após lançar uma nova versão do Instagram para adolescentes, com diversas restrições para protegê-los de conteúdos nocivos ou contatos indesejados.

A negociação das ações da Tupperware, fabricante de recipientes plásticos para alimentos, foi suspensa na bolsa nesta terça-feira, após a agência Bloomberg divulgar uma possível declaração de falência da empresa.

Na segunda-feira, as ações da Tupperware despencaram 57,51% em um único dia.

tu/mr/mel/am

© Agence France-Presse

Notícias