Topo
Notícias

Debate RedeTV!/UOL: Espero que haja civilidade entre candidatos, diz Datena

do UOL

Diego Sarza

Do UOL, em São Paulo*

17/09/2024 10h11Atualizada em 17/09/2024 10h30

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) disse esperar civilidade ao chegar para o debate RedeTV!/UOL nesta terça (17).

O que aconteceu

"Espero que haja civilidade entre os candidatos e que nós possamos pelo menos enfim ter um debate. Até agora o que houve não foi debate", afirmou o apresentador. "Espero que sejam debatidos assuntos que sejam de referência à cidade. Espero que o clima seja de democracia e o povo de São Paulo possa escolher devidamente com tranquilidade o seu candidato que encaixa melhor.

Ao cumprimentar Datena, o presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo Júnior, brincou com o apresentador que o debate terá cadeira "à prova de Datena". O móvel foi parafuso após o tucano jogá-lo em Marçal no último domingo, durante debate da TV Cultura.

Amilcare afirmou ao UOL que a cadeira parafusado não é só à prova de Datena mas de todos os candidatos. O púlpito, apesar de não estar soldado, segundo ele, é bastante pesado. "Só alguém que faz muita musculação para tirar", disse.

Datena agrediu Marçal durante debate no domingo

Em debate promovido pela TV Cultura, Pablo Marçal relembrou uma acusação de assédio sexual contra Datena, em caso ocorrido em 2019. Na ocasião, a ex-repórter do Brasil Urgente Bruna Drews denunciou Datena ao Ministério Público de São Paulo, descrevendo a conduta do então apresentador em uma confraternização de trabalho. Datena teria dito que Bruna não precisava emagrecer porque já "era muito gostosa", que já tinha se masturbado pensando nela e que achava "um desperdício" a profissional "namorar uma mulher".

Datena se diz inocente e afirmou que o caso foi arquivado. "Foi uma acusação e a polícia não viu prova nenhuma, nem o Ministério Público, que arquivou o processo. A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório, pediu desculpas".

Marçal disse que Datena "não era homem" para agredi-lo, citando encontro anterior entre os dois. O candidato ainda chamou Datena de "arregão".

O tucano, então, usou uma cadeira para bater no adversário. Após a agressão, Datena foi expulso do debate e Marçal, alegando não se sentir bem, também deixou o evento.

Cultura divulgou imagens inéditas da cadeirada nesta terça (17). O vídeo mostra que Datena ainda atirou a cadeira em Marçal após a primeira agressão. Essas imagens não foram ao ar durante a transmissão ao vivo do debate, na noite do último domingo (15).

*Participaram desta cobertura Ana Paula Bimbati, Anaís Motta, Anna Satie, Bruno Luiz, Caíque Alencar, Fabíola Perez, Herculano Barreto Filho, Luca Machado, Natália Mota, Nathalia Florido, Marcelo Ferraz, Rafael Neves, Thaís Augusto, Saulo Pereira Guimarães e Silchya Rodrigues, do UOL; e Letícia Polydoro, em colaboração para o UOL.

Notícias