Como montadoras usam truques para melhorar desempenho de carros veteranos
Montadoras cada vez mais têm investido em motores turbinados, com injeção direta e de menores cilindradas, mas outras insistem nos mais antigos, aspirados, seja por custo ou porque ainda estão desenvolvendo suas alternativas para o futuro.
Para continuar sendo competitivos no mercado, porém, as fabricantes fizeram diversas melhorias em seus velhos motores aspirados. Uma das artimanhas foi mexer na transmissão.
Já houve transmissões de três ou quatro marchas no passado. Hoje há com seis ou mais, até em câmbios automáticos, e isso consegue otimizar consumo e performance
Outra forma de melhorar o desempenho é encurtar as relações. Câmbios mais curtos elevam o regime de rotação e de carga, que é quando os motores conseguem aproveitar melhor a queima do combustível.
Outras tecnologias ajudam
As montadoras têm melhorado o acabamento das superfícies de peças móveis dos motores para reduzir o atrito e, assim, melhorar a performance e o consumo.
Óleos também estão menos viscosos, o que permite uma redução de consumo para atender as exigências de emissões e gasto energético.
As taxas de compressão também estão mais elevadas para melhorar o rendimento térmico dos motores.
Fabricantes aperfeiçoaram os ajustes para que os motores trabalhem bem tanto com gasolina quanto com etanol.
Fabricantes melhoraram também o coletor de admissão para colocar mais ar dentro dos cilindros, assim como diminuíram a restrição nos filtros.
Acessórios como o alternador e o compressor do ar-condicionado também evoluíram.
Esses periféricos evoluíram bastante, como alternadores inteligentes, que não estão sempre pesando o motor, e uma tecnologia de compressor variável para o ar-condicionado, que reduz bastante o esforço do motor.
Mas o futuro desses motores é incerto e há uma tendência natural, pelo Rota 2030, que vai exigir uma redução ainda maior de emissões de poluentes, com um aumento considerável de motores turbo e injeções diretas no futuro.
*Com matéria de maio de 2023