Topo
Notícias

Temperatura despenca e chuva aparece, mas calor já tem data para voltar

Céu tomado por fumaça na cidade de São Paulo - Rubens Cavallari / Folhapress
Céu tomado por fumaça na cidade de São Paulo Imagem: Rubens Cavallari / Folhapress
do UOL

Do UOL, em São Paulo

16/09/2024 12h49Atualizada em 16/09/2024 12h49

A segunda quinzena de setembro começou com frente fria e chuva em algumas regiões do Brasil, o que traz um pouco de alívio para o ar seco e poluído pela fumaça das queimadas. Segundo o Climatempo, São Paulo registra 16ºC no começo da tarde.

Mas o calor forte com tempo seco já tem data para voltar, e será ainda nesta semana.

O que aconteceu

Deve chover em três regiões do país. A chuva volta lentamente às áreas secas do Centro-Oeste, ao Sudeste e Sul, segundo previsão da MetSul para a segunda quinzena de setembro. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais e Espírito Santo vão receber o fenômeno, mas em volumes baixos.

Chuvas no Sul serão abaixo da média. Setembro costuma ser chuvoso na região, mas Porto Alegre, por exemplo, registrou 56,6 mm de precipitação nos primeiros 14 dias do mês. Em comparação, o estado acumulou 275 mm no mesmo período do ano passado, sob o efeito El Niño.

Pode chover mais no Paraná e em Santa Catarina. A previsão é de mais volume em algumas áreas desses estados nos próximos 15 dias.

Calor à vista

Temperaturas acima da média. Centro-Oeste, sudeste e norte da região Sul vão experimentar o mesmo calor da primeira metade do mês. Embora menos intenso, será acima do normal para a época do ano.

São Paulo começou a segunda-feira (16) com temperatura máxima de 20ºC e mínima de 14°C. O termômetro vai subir aos poucos e chegar a 33ºC já na sexta-feira (20).

Centro-Oeste ainda passa calor. Até o dia 30 de setembro, a previsão é que Cuiabá permaneça com temperaturas máximas acima dos 30ºC. Ainda esta semana fará 43ºC na capital do Mato Grosso. Campo Grande e Goiânia seguem o mesmo padrão.

Risco extremo de radiação UV. O índice ultravioleta (IUV), que mede a intensidade da radiação UV —presente na luz do sol—, vai atingir um nível extremo na quinta-feira (19) na cidade de São Paulo. Os níveis vão de zero a 11 e quanto mais alto, maior o potencial de danos à pele e outros problemas de saúde. Na quinta, o índice será de 11.

Temperatura na cidade de São Paulo para os próximos dias:

  • Terça, 17: máxima de 21ºC e mínima de 13ºC
  • Quarta, 18: máxima de 23ºC e mínima de 13ºC
  • Quinta, 19: máxima de 25ºC e mínima de 14ºC
  • Sexta, 20: máxima de 33ºC e mínima de 15ºC

Notícias