Topo
Notícias

Escolas suspendem aulas após fogo atingir área próxima em Carapicuíba (SP)

Crianças são dispensadas da aula após fogo atingir área de vegetação em Carapicuíba, em SP - Reprodução/TV Globo
Crianças são dispensadas da aula após fogo atingir área de vegetação em Carapicuíba, em SP Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/09/2024 11h19Atualizada em 13/09/2024 12h38

Pelo menos quatro escolas em Carapicuíba, na Grande São Paulo, foram fechadas nesta sexta-feira (13) após um incêndio atingir uma área de mata próxima a elas.

O que aconteceu

Fogo se espalhou por uma área de vegetação perto da Avenida Rui Barbosa na tarde de quinta-feira (12). Na rua, ficam o centro educacional Associação Santa Terezinha e a Escola Estadual Dona Maria Alice Crissiuma Mesquita.

Parte da quadra da escola estadual foi atingida, informou a Seduc (Secretaria da Educação do Estado de SP). A direção da unidade retirou os alunos e funcionários do local e suspendeu as aulas "até que a área seja considerada segura".

Ninguém precisou de atendimento médico, e os bombeiros controlaram o fogo. Imagens aéreas mostram a saída dos estudantes no meio da tarde.

Na rede municipal, as escolas Gente Miúda e Stella Maris foram fechadas na quinta-feira (12) e só retomam as aulas na segunda-feira (16). O fogo não atingiu as escolas, mas a Prefeitura de Carapicuíba diz que seguiu uma recomendação da Defesa Civil.

A fumaça dos incêndios em Carapicuíba se espalhou por quilômetros até o município de Cotia, onde fica o Animália Park. O local, onde vivem diversas espécies de animais, informou que acompanha as chamas "em áreas relativamente próximas ao parque". O local não foi fechado e opera normalmente.

"Nossas equipes e brigadistas estão atentos e monitoram a situação com o apoio técnico de bombeiros civis e das autoridades", afirmou o Animália Park. "Os cuidados em relação aos animais se mantêm nos parâmetros usuais, seguindo os protocolos normativos e os padrões internacionais".

Pelo menos 22 focos de incêndios são monitorados no estado de São Paulo nesta sexta (13). A região de Campinas é a mais atingida, com focos em nove cidades.

Estado está sob alerta de perigo, diz o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com exceção dos municípios do litoral, todo o estado de São Paulo está sob aviso de riscos à saúde devido à onda de calor. A chuva, necessária para limpar a atmosfera, só deve vir no fim de semana.

Notícias