Topo
Notícias

OMS acredita ter atingido meta de vacinação contra pólio em Gaza

Palestinos deslocados abrigados na escola da ONU Al-Jawni (Jaouni) observam depois que um ataque aéreo israelense atingiu o local, em Nuseirat, na Faixa de Gaza central, em 11 de setembro de 2024 - EYAD BABA/AFP
Palestinos deslocados abrigados na escola da ONU Al-Jawni (Jaouni) observam depois que um ataque aéreo israelense atingiu o local, em Nuseirat, na Faixa de Gaza central, em 11 de setembro de 2024 Imagem: EYAD BABA/AFP

12/09/2024 09h47Atualizada em 12/09/2024 11h13

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (12) que acredita ter alcançado seu objetivo em relação à vacinação contra poliomielite na Faixa de Gaza.

Segundo dados oficiais, a campanha de vacinação provavelmente atingiu a sua meta, com mais de 552 mil crianças já tendo recebido a primeira dose.

"Estamos confiantes de que provavelmente atingimos uma quantidade enorme de crianças nesse curto período. Estamos confiantes de que atingimos a meta de 90%", declarou Richard Peeperkorn, representante da OMS para o território palestino ocupado, em entrevista coletiva, no último dia da campanha de vacinação.

Além disso, a OMS revelou que realizou uma rara retirada de 97 pessoas, sendo quase metade delas crianças, de Gaza para os Emirados Árabes Unidos para tratamento médico.

"Essa foi a maior retirada já realizada de Gaza desde outubro de 2023", afirmou Peeperkorn, explicando que os pacientes sofrem de câncer, doenças do sangue e dos rins e trauma.

De acordo com o representante da OMS, "Gaza precisa de corredores médicos" e de "um sistema melhor organizado e sustentado", principalmente porque mais de 10.000 habitantes de Gaza estavam aguardando transferência.

Notícias