Topo
Notícias

Após Datafolha, Bolsonaro aparece por vídeo em evento com Nunes e Tarcísio

do UOL

Do UOL, em São Paulo

12/09/2024 22h50

O ex-presidente Jair Bolsonaro apareceu por vídeo nesta quinta (12) em um jantar de empresários em apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), fez elogios ao emedebista e afirmou que "seremos vitoriosos" no segundo turno.

O que aconteceu

Bolsonaro reforçou o apoio a Nunes e disse que ele está "credenciado a continuar à frente da prefeitura". "Torço por você, tenho certeza que haverá segundo turno e seremos vitoriosos no segundo turno", disse. O ex-presidente lembrou do acordo sobre o Campo de Marte. A negociação resultou na quitação de uma dívida de mais de R$ 20 bilhões da prefeitura com a União São Paulo com a União. "Isso comprova a eficiência, o interesse e a vontade de acertar cada vez mais do Ricardo Nunes", mencionou Bolsonaro.

Sem citar o candidato Pablo Marçal (PRTB), o ex-presidente disse que a reeleição de Nunes evitaria uma "experiência nova" em São Paulo. "Tenho certeza que, com esse apoio de vocês, ao lado do Nunes e todos nós aqui, cada vez mais, não querendo uma experiência nova, que nós já sabemos como são essas figuras, e temos como reverter isso", afirmou.

A aparição de Bolsonaro ocorre no mesmo dia em que pesquisa Datafolha mostrou recuperação de Nunes no eleitorado bolsonarista. O prefeito está em empate técnico com Marçal - 39% a 42% - no segmento. Na rodada divulgada no dia 5, o influenciador tinha 48% contra 31% do emedebista. A pesquisa também mostrou que Nunes está na liderança das intenções de voto, com 27%, empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL), que soma 25%. Marçal tem 19%. Nunes cresceu cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

Reforço no apoio a Nunes vem em meio a distanciamento de Bolsonaro da campanha do prefeito. Ele ainda não gravou participação no programa eleitoral do emedebista e ainda não há data para que isto ocorra. No ato do 7 de Setembro, Nunes subiu no trio em que Bolsonaro discursou, mas não foi citado em nenhum momento pelo ex-presidente.

Bolsonaro, no entanto, tem intensificado críticas a Marçal. O ex-presidente disse que o influenciador tentou "fazer palanque" no 7 de Setembro, quando apareceu no evento após o discurso de Bolsonaro e causou confusão ao dizer que foi proibido pela organização de subir no trio. Marçal foi desmentido pelo pastor Silas Malafaia, um dos idealizadores do ato, que o chamou de "psicopata", "megalomaníaco" e "mentiroso".

Sem engajamento de Bolsonaro, Nunes tem apostado em dobradinha com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador se transformou no principal fiador da candidatura do prefeito e tem participado de vários eventos públicos com ele nos últimos dias. A parceria é apontada por interlocutores de Nunes como uma das responsáveis pela recuperação dele nas últimas pesquisas.

O evento desta noite reuniu Tarcísio e o ex-presidente Michel Temer (MDB). Também participaram o ex-governador Rodrigo Garcia, o secretário Gilberto Kassab (PSD) e o presidente do MDB, Baleia Rossi, além de deputados e vereadores.

Notícias