Topo
Notícias

Soldado israelense morre atropelado por caminhão na Cisjordânia, segundo exército

11/09/2024 13h45

Um soldado morreu nesta quarta-feira (11) quando o motorista de "um caminhão palestino" colidiu com "forças que realizavam atividades operacionais" na Cisjordânia ocupada, informou o Exército em um comunicado. 

O suposto agressor foi "neutralizado" pelas forças israelenses e por "um civil armado" no local do ataque, perto da cidade de Ramallah, diz o comunicado militar.

O Exército identificou o recruta falecido como Geri Gideon Hanghal, de 24 anos. 

A Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel desde 1967, registra um aumento acentuado da violência desde o início da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, há quase um ano. 

No domingo, um motorista de caminhão matou a tiros três guardas israelenses em uma passagem de fronteira entre a Cisjordânia e a Jordânia. 

Desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza, as tropas ou colonos israelenses mataram pelo menos 662 palestinos na Cisjordânia, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Pelo menos 23 israelenses, incluindo membros das forças de segurança, morreram em ataques perpetrados por palestinos durante o mesmo período, segundo as autoridades israelenses.

Cerca de três milhões de palestinos residem na Cisjordânia, assim como 490 mil israelenses que vivem em assentamentos considerados ilegais pelo direito internacional.

myl-rcb/jd/ami/js/an/aa

© Agence France-Presse

Notícias