Topo
Notícias

Zelensky participa de fórum na Itália e pode se reunir com Orbán, aliado de Putin

06/09/2024 14h19

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, iniciou mais um giro pela Europa em busca de apoio dos países aliados para enfrentar as tropas de Moscou. O chefe de Estado se reuniu com o chanceler alemão nesta sexta-feira (6) e se encontrará com a chefe do governo italiano, durante um fórum econômico no sábado (7). O evento conta com a presença do premiê húngaro, Viktor Orbán, e um encontro entre o líder ucraniano e aliado de Putin pode ocorrer. 

Zelensky participou pela manhã de uma reunião com representantes de seus aliados ocidentais na base aérea de Ramstein, no oeste da Alemanha. "Precisamos de mais armas para repelir as forças russas", declarou o presidente ucraniano, insistindo para que os vizinhos respeitem seus compromissos. "O número de sistemas de defesa aérea que não foram entregues é significativo", criticou o líder de Kiev.

Zelensky também voltou a pedir o fim das restrições ao uso de armas ocidentais de longo alcance para atacar alvos dentro da Rússia. "Precisamos ter esta capacidade de longo alcance, não apenas no território ocupado da Ucrânia, mas também no território russo", insistiu, durante a reunião organizada pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. O representante de Washington aproveitou o evento para anunciar que seu país concederá uma nova ajuda militar de US$ 250 milhões (R$ 1,39 bilhão de reais) a Kiev.

Em seguida, o presidente ucraniano se reuniu em Frankfurt com o chefe do Governo alemão, Olaf Scholz. Segundo Berlim, a conversa foi focada em "uma busca conjunta de paz justa e duradoura na Ucrânia".  

As reuniões na Alemanha coincidem com o avanço das tropas russas no Donbass, a bacia de mineração do leste da Ucrânia, parcialmente controlada por separatistas pró-Rússia. O presidente russo, Vladimir Putin, lembrou na quinta-feira (5) que a captura desta região é o "objetivo prioritário" de Moscou.

"Mini-Davos" na Itália

Após sua passagem pela Alemanha, o presidente ucraniano desembarcou na Itália, onde se reunirá com a chefe do governo, Giorgia Meloni, na manhã de sábado (7), durante um fórum econômico em Cernobbio, no norte do país. The European House - Ambrosetti, um evento apelidado de "mini-Davos", em referência ao Fórum Mundial Econômico na cidade suíça, conta também com a presença do primeiro-ministro da Hungria Viktor Orbán, cujo país assume atualmente a presidência rotativa da União Europeia.

O premiê húngaro foi um dos poucos líderes europeus a se manter próximo do governo russo, apesar da guerra contra a Ucrânia. O chefe do governo disse que espera poder se reunir com Zelensky durante sua passagem pela Itália.

Um encontro entre Zelensky e Orbán, que se opõe abertamente à ajuda ocidental para que a Ucrânia se defenda das tropas de Moscou, não foi confirmado até o momento, mas o húngaro disse que "é claro" que se encontraria com ele em Cernobbio se a oportunidade surgisse. "Temos um bom relacionamento", garantiu Orbán aos repórteres. "Se não houver diálogo, não há chance de paz", argumentou.

(Com agências)

Notícias