Topo
Notícias

Radar das Eleições: Rejeição a Marçal subiu com debate, dizem campanhas

do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/09/2024 17h07

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) ampliou a rejeição após o debate Gazeta/MyNews realizado no domingo (1), disse nesta terça-feira (3) a colunista do UOL Andreza Matais.

Apesar de acreditarem que o ex-coach pode aparecer numericamente à frente ou empatado com Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), as campanhas de ambos acreditam que o candidato do PRTB pode ter chegado no seu teto, apurou a colunista do UOL Carla Araújo.

Esse debate mostrou que o Marçal foi um dos mais comentados nas redes sociais, só que 61% dos comentários com relação a ele eram negativos [segundo monitoramento das campanhas dos adversários]. Diziam justamente isso, que ele tem que parar de 'causar' e começar a apresentar suas propostas porque senão ele vai acabar falando só pras bolhas dele. O que os adversários estão percebendo é que ele está estabilizando e falando só pras suas bolhas e numa eleição você precisa atrair gente nova. Essa questão de ligar a imagem do Marçal com o PCC que a Tabata Amaral (PSB) tem batido está pegando. Andreza Matais, colunista do UOL, no Radar das Eleições

Na campanha do Boulos, num tracking [pesquisa feita pelas campanhas] feito logo depois do debate da Gazeta, as principais menções que vieram em relação ao Marçal eram 'lacrador', 'provocador' e 'ególatra', mostrando que era um comportamento que começava a causar uma certa rejeição, uma certa aversão. Carla Araújo, colunista do UOL, no Radar das Eleições

Enquanto isso, a campanha de Tabata Amaral (PSB) está debruçada sobre o desafio de encontrar um formato de vídeo interessante, que prenda a atenção, para apresentar as propostas da candidata, mas sem deixar de atacar Marçal, apurou a colunista do UOL e apresentadora do Radar das Eleições, Raquel Landim.

Bolsonaristas pressionam Marçal por posição sobre Moraes

Políticos bolsonaristas estão incomodados com a indefinição de Marçal sobre o pedido do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, segundo apuração de Landim.

O candidato disse que irá ao evento marcado pela direita para o 7 de setembro na Avenida Paulista e cujo principal alvo será o ministro do STF. Nunes e Marina Helena (Novo) também confirmaram presença.

Tem alguns políticos importantes dentro do bolsonarismo chegando a defender que Marçal discurse no evento para esclarecer de vez qual é a sua posição. Incomodou muito ali no Roda Viva quando ele foi questionado pela Malu Gaspar sobre qual era posição dele sobre o impeachment de Moraes e ele se esquivou. Raquel Landim, colunista do UOL, no Radar das Eleições

A colunista também disse no programa que a debandada de parlamentares da extrema direita bolsonarista para a candidatura de Marçal colocou esse grupo e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em lados opostos.

Como está a corrida dos partidos pelas prefeituras

Segundo Carla Araújo, o MDB, partido que sempre teve tradição em fazer prefeituras, é o que mais lançou candidatos a prefeitos este ano — 1.918 — e espera liderar esse ranking ao final das eleições. "Para esse ano a avaliação deles é de que estão na liderança ou empatados em sete capitais: São Paulo, Porto Alegre, Belém, Macapá, Rio Branco, Aracaju e Boa Vista. É um número superior à conquista de capitais em 2020, que foram cinco no total", disse.

Já Andreza Matais avalia que o PT e a esquerda "acenderam a luz vermelha". "A esquerda só tem chance de eleger o seu candidato no primeiro turno em Recife, com João Campos, que é o candidato do PSB. Agora, nas outras capitais a esquerda e o PT estão com bastante dificuldade. PT lançou candidatos em 11 capitais e não tem nenhum petista na frente e no segundo turno também não lidera em nenhuma das cidades", afirmou a colunista.

O Radar das Eleições faz parte do conteúdo especial do UOL para as Eleições 2024 e, além de bastidores e informações exclusivas, também traz análises, pesquisas de intenções de voto e as estratégias das principais campanhas do pleito municipal de 6 de outubro, quando eleitores das mais de 5.000 cidades do Brasil escolherão seus prefeitos e vereadores.

Com apresentação de Raquel Landim e comentários das colunistas Andreza Matais e Carla Araújo, o Radar das Eleições vai ao ar pelo Canal UOL sempre às terças, às 14h.

O programa tem transmissão ao vivo pelo Canal UOL e no Youtube e também estará nas principais plataformas de podcast.

Notícias