Topo
Notícias

Haddad comemora PIB acima do esperado e prevê alta superior a 2,7% em 2024

Gabriela Biló/Folhapress
Imagem: Gabriela Biló/Folhapress
do UOL

Alexandre Novais Garcia

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/09/2024 10h18

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta terça-feira (3) o crescimento acima do esperado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no segundo trimestre e avaliou que o avanço pode resultar na revisão das projeções apresentadas para o Orçamento de 2025. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a soma de bens e serviços finais da economia nacional cresceu 1,4% ante os três meses anteriores e avançou 3,3% na comparação anual.

O que aconteceu

Haddad afirma que resultado vai estimular a revisão de alta da economia para 2024. "Pela força com que o PIB vem se desenvolvendo, deve superar 2,7% ou 2,8%. E há instituições que já estão projetando um PIB superior a 3%", declarou o ministro da Fazenda.

Desempenho pode determinar também em revisão das receitas para 2025, diz Haddad. Apesar de a equipe econômica já ter enviado o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) para o ano que vem, o ministro avalia que os dados do IBGE abram caminho para novas projeções.

A peça orçamentária está fechada com o que foi feito em julho. Mas de julho pra cá, o PIB evoluiu mais do que imaginávamos. Fechamos o Orçamento com o PIB estimado de 2,5%. Qualquer coisa além disso vai se refletir no aumento de receitas provenientes do crescimento orgânico da economia.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Ministro avalia que os investimentos vão garantir crescimento com baixa inflação. Haddad classifica o aumento da capacidade instalada como determinante para manter o movimento positivo no setor industrial. "Algumas indústrias ainda estão com muita margem para ampliar a produção, mas isso não diz respeito a economia como um todo", observa ao defender que não existam "gargalos" na oferta de bens.

Se a demanda vier puxada pelo investimento daqui para frente, é tudo que a gente quer, né a consistência o crescimento com o investimento maior é a garantia de Equilíbrio entre oferta e demanda.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Já o presidente Lula (PT) escreveu nas redes sociais:

Mais uma notícia boa para a economia. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre de 2024, uma alta de 3,3% em relação a um ano atrás. Crescimento que se soma ao aumento dos empregos, o consumo das famílias e melhor qualidade de vida. Sem bravata e mentiras. É isso que importa.
Presidente Lula

Notícias