Topo
Notícias

Apagão em SP ocorreu após desligamento de subestação da Eletrobras, diz ONS

do UOL

Do UOL, em São Paulo

31/08/2024 19h34Atualizada em 31/08/2024 22h14

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o apagão que atingiu vários pontos da capital paulista e de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, neste sábado (31), ocorreu após o desligamento em uma subestação da Eletrobras. A energia foi restabelecida após mais de duas horas.

O que aconteceu

A interrupção de carga aconteceu às 17h31, segundo o ONS. A queda ocorreu "após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras", diz a nota enviada ao UOL.

A Eletrobras afirmou que vai apurar as causas do desligamento. "A SE Guarulhos foi inteiramente religada e opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional. Os times técnicos estão no local e as causas do desligamento estão sendo investigadas e serão informadas posteriormente em novo comunicado."

A Enel disse que falha envolveu o sistema de transmissão que não pertence à empresa. Isso teria afetado o fornecimento de energia para os seus clientes no fim da tarde de hoje. A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica informa que está trabalhando para o restabelecimento da energia nesses pontos.

Aneel diz que "evento será objeto de fiscalização para identificação das causas e apuração de responsabilidades". Em nota, a Agência Nacional de Energia Elétrica acrescentou que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis.

31.ago.2024 - Praça da Bandeira, no centro de São Paulo, é um dos pontos atingidos por apagão - Reprodução Threads/@baladaforte - Reprodução Threads/@baladaforte
31.ago.2024 - Praça da Bandeira, no centro de São Paulo, é um dos pontos atingidos por apagão
Imagem: Reprodução Threads/@baladaforte

Relatos de vários bairros da cidade sem luz foram compartilhados nas redes sociais. São eles: Bela Vista, Jardins, Paraíso, na região central, e Jardim Brasil, Tucuruvi, Pari, Vila Maria, Vila Guilherme, na zona norte. Há informações de falta de energia ainda na Mooca, Tatuapé, São Mateus, Penha, Aricanduva e Belenzinho, na zona leste. Moradores do centro de Guarulhos, na Grande São Paulo, também estariam sem luz.

Metrô, CPTM e Aeroporto de Cumbica operaram normalmente. A circulação de trens e metrôs e a operação no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não foram afetadas. Já houve o restabelecimento da energia em alguns locais, mas outros pontos permanecem sem luz.

A recomposição total da carga foi concluída às 19h58, conforme o ONS. "Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. A recomposição da carga iniciou às 17h33. Às 19h37, foi concluída a recomposição das cargas da EDP-SP [Guarulhos] e as 19h58 das cargas da Enel-SP [capital paulista]."

Normalização do serviço na capital paulista também foi confirmada pela Enel. A empresa informou que, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes que tiveram o serviço afetado.

Falta de energia em Guarulhos também foi solucionada. A EDP, responsável pela distribuição de energia na cidade, disse, em nota, que realizou manobras em seu sistema para reduzir o impacto aos seus clientes e, ao obter a normalização do suprimento externo de energia, garantiu o reestabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37.

Notícias