Topo
Notícias

Marqueteiros dos candidatos: quem pensa cada estratégia de campanha em SP?

Os candidatos Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, José Luiz Datena e Tabata Amaral - Montagem/Freepik/Band TV
Os candidatos Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, José Luiz Datena e Tabata Amaral Imagem: Montagem/Freepik/Band TV
do UOL

Do UOL, em São Paulo

30/08/2024 05h30

A candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) movimentou as redes sociais ao apontar possíveis ligações entre Pablo Marçal (PRTB) e o PCC. Já no app Discord, a Comunidade Cortes do Marçal organiza campeonato de vídeos do candidato que tem premiações de R$ 50 a R$ 4.000.

Enquanto isso, Guilherme Boulos (PSOL), que antes fazia memes com Taylor Swift, começa a subir o tom, assim como Datena (PSDB). Já Nunes (MDB) cogita participação do ex-presidente Jair Bolsonaro em vídeos da campanha eleitoral.

Tudo é, obviamente, de caso pensado. As estratégias das campanhas eleitorais dos principais candidatos à prefeitura da capital paulista trazem nomes já conhecidos do marketing político. A seguir, confira quem são os marqueteiros de cada um.

Tabata Amaral (PSB)

Tabata Amaral - Reprodução - Reprodução
Campanha de Tabata Amaral aposta em confronto mais direto e duro com Marçal
Imagem: Reprodução

O nome por trás da coordenação da campanha é o jornalista Pedro Simões. Ele chegou no comitê da candidata do PSB no final de junho. Antes, esteve por dois anos à frente da estratégia de comunicação digital da Prefeitura do Rio de Janeiro, na gestão de Eduardo Paes (PSD) —candidato à reeleição no Rio com folga nas pesquisas e considerado um case de sucesso nas redes sociais.

São poucas as lideranças políticas que conseguem de fato influenciar o debate que é feito nas plataformas digitais de forma propositiva. Nesse sentido, o Eduardo Paes e o João Campos [PSB, prefeito do Recife] são talvez dois dos maiores exemplos que temos hoje. A nossa busca foi por um profissional que entendesse a comunicação e a mobilização digitais com a prioridade e centralidade que elas têm hoje. O Pedro Simões traz isso no seu DNA. Tabata Amaral em entrevista para Folha de S.Paulo em junho de 2024

Simões atua na área desde 2012. O marqueteiro já cuidou de campanhas eleitorais no Brasil e outros países da América Latina.

Ele ainda foi diretor de comunicação do RenovaBR, segundo Folha. A empresa é uma escola de "formação política suprapartidária" onde a própria Tabata já estudou.

Guilherme Boulos (PSOL)

Guilherme Boulos - 20.jul.2024-Rafaela Araújo/Folhapress - 20.jul.2024-Rafaela Araújo/Folhapress
O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL)
Imagem: 20.jul.2024-Rafaela Araújo/Folhapress

A campanha dele é coordenada por Lula Guimarães. O profissional já comandou as campanhas de João Doria (2016) e Geraldo Alckmin (2018). Além disso, Guimarães é sócio da Benjamin Comunicação, agência contratada pelo iFood para atuar contra a mobilização de entregadores de aplicativo em 2020.

Sete grupos internos do PSOL assinaram uma nota de repúdio contra a contratação do marqueteiro. No texto, o acordo entre Boulos e Guimarães é classificado como "inaceitável". A nota dizia ainda que os métodos do publicitário são típicos do bolsonarismo. Segundo o diretório estadual do PSOL, os signatários do texto são minoritários no partido, representando 26% da legenda. Apesar das críticas, a assessoria de imprensa de Boulos manteve contrato.

Pablo Marçal (PRTB)

Pablo Marçal  - Renato Pizzutto/Band - Renato Pizzutto/Band
Pablo Marçal, candidato do PRTB, fala antes do debate da Band
Imagem: Renato Pizzutto/Band

Wilson Pedroso, conhecido como "Wilsinho", é quem comanda a campanha. Ele era considerado um homem de confiança de João Doria, tendo atuado como secretário particular do ex-governador durante sua gestão em São Paulo. Ele trabalhou ao lado de Doria em diversas ocasiões: nas prévias do PSDB em 2016 para a candidatura à Prefeitura de São Paulo e na campanha vitoriosa do tucano para o cargo; na campanha para o governo do estado, em 2018; e nas prévias do PSDB para a Presidência da República, em 2022.

Ele também participou da campanha de Bruno Covas (PSDB). Ele esteve por trás das campanhas do político para vice-prefeito de São Paulo (2016) e para prefeito da capital (2020). O consultor eleitoral também desempenhou a mesma função na de Rodrigo Garcia para governador de São Paulo, em 2022.

Deve trabalhar em parceria com Leonardo Avalanche, presidente do PRTB. A ideia é aumentar a estrutura e a estratégia de campanha de Marçal.

Ricardo Nunes (MDB)

Ricardo Nunes  - 15.jul.2024-Reprodução/UOL - 15.jul.2024-Reprodução/UOL
Ricardo Nunes em sabatina UOL/Folha
Imagem: 15.jul.2024-Reprodução/UOL

Duda Lima, que também foi marqueteiro do ex-presidente Jair Bolsonaro, é quem está na campanha de Nunes. Natural de Mogi das Cruzes, ele ficou famoso por tocar campanhas eleitorais e institucionais no interior de São Paulo e, de acordo com os comentários de ex-clientes, por "quebrar" o clima de polarização por meio de questionamentos, reflexões e peças de cunho propositivo. Uma das propagandas que renderam fama ao publicitário foi desenvolvida para a Prefeitura do Guarujá, em 2012, para divulgar a inauguração de um centro de reabilitação em fisioterapia.

Ele ajudou a eleger a irmã, Odete Sousa, ao posto de vereadora em Mogi. Filiada ao antigo PR (hoje Partido Liberal), ela ocupou uma cadeira na Câmara Municipal por 12 anos e decidiu sair da vida pública em 2016. Em entrevista ao UOL em 2022, ela afirmou que o marqueteiro foi decisivo para a vitória nas urnas, porém só "na última semana".

Ele sempre me disse que campanha se decide na última semana. E, na última semana, realmente ele veio e foi maravilhoso. O Duda é uma pessoa extremamente comprometida e deu tudo muito certo. Odete Sousa ao UOL em 2022

Datena (PSDB)

Datena  - Divulgação/José Luiz Datena - Divulgação/José Luiz Datena
O candidato José Luiz Datena
Imagem: Divulgação/José Luiz Datena

Felipe Soutello é quem está por trás da campanha do apresentador José Luiz Datena. Ele também esteve à frente da campanha vitoriosa de Bruno Covas (PSDB) e atuou como conselheiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB), de quem se afastou nos últimos dois anos.

Soutello também já participou de campanhas presidenciais. Ele foi responsável pela corrida eleitoral de Simone Tebet (MDB) em 2022 e foi um dos articuladores da chapa Lula-Alckmin na eleição de 2022.

Tem um longo histórico com o PSDB em São Paulo. Soutello atua em todas as campanhas do partido na cidade desde 1988, trabalhando para nomes como José Serra e Geraldo Alckmin (hoje no PSB). Ele também esteve por trás da campanha vitoriosa de Gilberto Kassab, na época filiado ao DEM, à prefeitura de São Paulo, em 2008.

*Com informações da Agência Estado

Notícias