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Boulos e Nunes vão apostar em Lula e Bolsonaro no horário eleitoral na TV

O ex-presidente Bolsonaro com Nunes, e Boulos com o presidente Lula - Rafaela Araújo/Folhapress
O ex-presidente Bolsonaro com Nunes, e Boulos com o presidente Lula Imagem: Rafaela Araújo/Folhapress
do UOL

Do UOL, em São Paulo*

30/08/2024 05h30Atualizada em 30/08/2024 12h58

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) vão apostar na imagem de seus padrinhos políticos na propaganda eleitoral gratuita da TV e rádio. Os programas começam a ser veiculados a partir desta sexta-feira (30).

O que aconteceu

As aparições de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) ocorreram já nos primeiros programas. A primeira-dama Janja da Silva (PT) também apareceu nas imagens do horário eleitoral de Boulos. O UOL revelou que o presidente gravou participação para a propaganda na casa de Boulos, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Presidente aparece ao longo dos dois minutos do primeiro programa. "Meu candidato a prefeito", diz o petista sobre Boulos. A gravação foi feita ao lado da mulher do psolista, Natalia Szermeta, e as filhas do casal. Imagem do presidente é estratégica para o candidato do PSOL, que tenta atrair o voto da periferia. Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (22) mostra que 44% dos eleitores de Lula votariam em Boulos — campanha quer aumentar essa intenção.

Próximos programas vão mostrar trajetória de Boulos, propostas para cidade e reforçar a figura da vice Marta Suplicy (PT). A campanha tem grande expectativa com o horário eleitoral. Com o PT na coligação, o candidato saiu de 30 segundos em 2020 para dois minutos e 20 segundos neste ano. O psolista divulgou o primeiro programa nas redes sociais.

As imagens de Bolsonaro foram exibidas discretamente na grade do candidato à reeleição. A campanha de Nunes escolheu takes do ex-presidente na convenção que oficializou a candidatura do emedebista. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece de forma mais explícita.

Nunes deve gravar novas imagens com Bolsonaro no Campo de Marte, na zona norte. Escolha do local é estratégica, porque, em 2022, os dois assinaram o acordo no qual a Prefeitura de São Paulo e o governo federal puseram fim a uma disputa judicial de décadas pelo espaço. Pelo acordo, a União perdoou uma dívida de R$ 25 bilhões do município. As negociações aproximaram prefeito e ex-presidente.

Prefeito também escolheu colocar Tomas Covas, filho de Bruno Covas. Raquel Landim, colunista do UOL, teve acesso à peça de 30 segundos da campanha que mostra Tomás exaltando a lealdade de Nunes ao pai, que foi prefeito da capital e morreu de câncer em maio de 2021. Nunes era seu vice.

O candidato à reeleição quer focar em apresentar trajetória, obras entregues pela gestão e bandeiras como a tarifa zero. Nunes tem mais do que a metade do horário eleitoral — seis minutos e 30 segundos — por conta do apoio de 12 partidos.

Subir o tom contra Pablo Marçal não está descartado, caso seja necessário. Dentro da campanha, o entendimento é de que Nunes pode ser mais duro nas falas se o candidato do PRTB disparar nas pesquisas. O mesmo movimento já foi feito, em diferentes escalas, por Boulos e Tabata Amaral (PSB) nos últimos dias.

Marçal não terá tempo no horário eleitoral. Conforme regra eleitoral que estabelece o direito a propaganda gratuita, Marçal não aparecerá no horário eleitoral porque o PRTB não elegeu nenhum deputado ou senador. Boulos (23%) e Nunes (19%) estão empatados tecnicamente com Marçal (21%), segundo Datafolha.

Datena e Tabata com menos de 40 segundos

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) usará os 35 segundos para falar sobre segurança pública. O tucano deve aparecer na TV da mesma maneira que fazia em seu programa na Band, o Brasil Urgente.

"Tá de saco cheio de ter celular roubado no meio da rua? Tá cansado de tanta fila para consulta e exames na saúde?", diz Datena em trecho. O apresentador tem explorado o tema da segurança pública e as acusações de ligação do PCC com empresas de ônibus da cidade. Ele também deve se colocar nas imagens como o "único candidato" que colocará o eleitor mais pobre no centro do orçamento.

Tabata terá 30 segundos e focará na aparição de dois padrinhos políticos. A candidata apostará nas imagens do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Márcio França (PSB). Ela aparecerá no primeiro programa contando sua origem e atuação como deputada federal.

A ideia da campanha é levar o eleitor da TV para as redes sociais e o canal de YouTube da candidata. As propostas para acabar com a desigualdade e com foco na periferia também serão priorizadas no tempo curto de Tabata para propaganda gratuita.

Vereadores terão inserções ao longo do dia, entre 5h e meia-noite. A propaganda gratuita será veiculada até 3 de outubro — o primeiro turno acontece no dia 6 do mesmo mês.

Veja o tempo de TV de candidato

1º: Ricardo Nunes (MDB) - 6 minutos e 30 segundos - Coligação Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil)

2º: Guilherme Boulos (PSOL) - 2 minutos e 22 segundos - Coligação Amor por São Paulo (Federação PSOL-Rede, Federação Brasil da Esperança — Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV, e PDT)

3º: José Luiz Datena (PSDB) - 35 segundos - Federação PSDB/Cidadania

4º: Tabata Amaral (PSB) - 30 segundos - PSB

Candidatos de outras siglas também não terão acesso ao horário eleitoral pelo mesmo motivo de Marçal. São eles: Bebetto Haddad (DC), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Altino Prazeres (PSTU) e Ricardo Senese (UP). A definição é baseada em um cálculo: 10% do tempo é repartido igualmente, e 90%, de maneira proporcional ao número de deputados eleitos pela agremiação em 2022.

*Colaborou Laila Nery, em São Paulo

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