Réplica de barco viking que repetiria travessia milenar naufraga, e mulher morre
Uma mulher morreu e cinco pessoas foram resgatadas após o naufrágio de uma réplica de um navio viking de madeira na costa da Noruega, anunciaram as autoridades nesta quarta-feira.
"Cinco pessoas foram resgatadas e estão a salvo", disseram os serviços de emergência noruegueses no X.
Segundo o jornal VG, o barco partiu das Ilhas Faroé para Alesund, na Noruega.
Seus passageiros eram aventureiros das Ilhas Faroé, da Suíça e dos Estados Unidos que queriam recriar uma travessia semelhante à que os vikings fizeram há mais de mil anos.
O corpo da mulher foi encontrado perto dos destroços do navio na manhã desta quarta-feira, disse a polícia em outro comunicado.
Segundo a imprensa norueguesa, a mulher, de cerca de 20 anos, era americana.
Helicópteros, navios de resgate e embarcações civis enfrentaram ondas altas e ventos fortes durante as operações noturnas de resgate.
O barco de 10 metros de comprimento, sem motor e movido apenas por velas e remos, lançou um primeiro pedido de socorro na noite de terça-feira, mas quando os barcos e um helicóptero chegaram ao local, verificou-se um alarme falso, afirma o VG.
Uma hora depois, o barco enviou um novo pedido de socorro, desta vez real, e uma grande operação de resgate foi lançada a cerca de 100 km da costa da Noruega.
Os cinco sobreviventes, que estavam em um bote salva-vidas, foram resgatados de helicóptero.