Radar das Eleições: Boulos e Nunes apostam no 2º turno com propaganda na TV
Pesquisas feitas pelas campanhas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo detectaram um crescimento das intenções de voto de Pablo Marçal (PRTB), disse nesta terça-feira (20) a colunista Raquel Landim, no Radar das Eleições do UOL. Apesar disso, as campanhas do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do deputado Guilherme Boulos (PSOL) entendem que os dois seguem fortes na disputa e devem ir ao segundo turno, apostando na propaganda do rádio e TV.
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, Boulos tem 23% das intenções de voto, Marçal, 21%, e Nunes, 19%. Os três empatam na liderança pela margem de erro. "A gente tem que reconhecer que o prefeito Ricardo Nunes, diante de problemas visíveis e de ser a vidraça de todos os candidatos, continua em primeiro no Datafolha e em segundo, por exemplo, na pesquisa Atlas. Isso é visto com bastante otimismo, vamos dizer assim", disse Carla Jimenez, editora-chefe de Política do UOL no programa.
Na campanha de Boulos, o crescimento de Tabata Amaral (PSB) nas pesquisas internas também é visto com otimismo porque cria uma "reserva" de votos de esquerda para o segundo turno, segundo Raquel. Na avaliação deles, ela só não poderia subir a ponto de ameaçar o posto do candidato do PSOL no segundo turno.
Estrategistas atribuem o crescimento nas intenções de voto à exposição que Marçal teve nos meios de comunicação e nas próprias redes por causa da suspensão de suas redes sociais. Raquel Landim, colunista do UOL no Radar das Eleições
Tudo o que se fala de Marçal acaba ajudando com que ele ganhe mais exposição numa campanha em que o prefeito de São Paulo ainda é desconhecido. Vamos lembrar que o Marçal não é um candidato que tem arco de aliança ou que tenha pessoas que possam fazer campanha pra ele nas ruas. Precisa desse boca a boca porque não vai ter ninguém além dele pedindo voto pra ele. Andreza Matais, colunista do UOL no Radar das Eleições
Na hora H eu não sei como vai cair na cabeça do eleitor certas notícias que têm saído sobre o Marçal, como a de que ele foi solto após delatar comparsas à Polícia Federal, quando ele foi preso em 2005 por causa daquele caso que já prescreveu e que ele deveria ter ido para a prisão por causa de participação numa quadrilha que realizava fraude bancária com idosos. Carla Jimenez, editora-chefe de política no UOL no Radar das Eleições
Estratégia de Marçal nas redes usa automação
De acordo com Andreza, campanhas adversárias fizeram estudos para identificar a ação de bots na campanha de Marçal e encontraram perfis que publicam a mesma mensagem repetidamente.
A conclusão é que o candidato usa programas de automação para publicar nas redes sociais, o que é diferente de robôs e permitido pelo TSE por serem operados por humanos.
O candidato já disse em entrevistas ter se inspirou no influenciador britânico-americano Andrew Tate. Segundo Raquel, em 2022 ele se tornou o nome mais buscado no Google. Tate passou a contratar e pagar adolescentes e subempregados para cortar seus vídeos e impulsionar seus conteúdos.
Em uma entrevista à Jovem Pan, Marçal afirmou que tem "4 mil pessoas no seu campeonato de corte" e que "paga até um dinheiro relevante". "Para Pablo Marçal, Tate está funcionando como uma espécie de Steve Bannon", disse a colunista no programa, em referência ao ideólogo da nova direita radical populista e estrategista de Donald Trump.
Segundo Andreza, o candidato do PRTB já conta com a simpatia, em reservado, do empresariado paulistano. A avaliação nesse grupo é que Marçal pode tirar Boulos da disputa, candidato que conta com a antipatia da Faria Lima. "O empresariado, os banqueiros não querem Boulos nem pintado de ouro. Enxergam no Marçal uma possibilidade de barrar o Boulos. Acham que o Nunes não tem condições de ser esse candidato que vai mexer com o tabuleiro da eleição", resume a colunista.
Programa eleitoral começa no dia 30
As jornalistas avaliaram que ainda não se sabe o peso que as propagandas no rádio e na TV terão diante das novas estratégias nas redes sociais.
Segundo Raquel, os candidatos que têm bastante tempo de TV — caso de Boulos e Nunes — estão "guardando a sete chaves" como serão os primeiros programas. O presidente Lula (PT) participará do primeiro programa do psolista. Nunes também deve aparecer ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) na TV, mas ainda não se sabe quando.
De acordo com Andreza, há uma grande expectativa de que a primeira-dama Janja grave uma propaganda para Boulos, na busca pelo voto feminino.
O Radar das Eleições faz parte do conteúdo especial do UOL para as Eleições 2024 e, além de bastidores e informações exclusivas, também traz análises, pesquisas de intenções de voto e as estratégias das principais campanhas do pleito municipal de 6 de outubro, quando eleitores das mais de 5.000 cidades do Brasil escolherão seus prefeitos e vereadores.
Com apresentação de Raquel Landim e comentários das colunistas Andreza Matais e Carla Araújo, o Radar das Eleições vai ao ar pelo Canal UOL sempre às terças, às 14h.
O programa tem transmissão ao vivo pelo Canal UOL e no Youtube e também estará nas principais plataformas de podcast.