Topo
Notícias

Defesa Civil decreta estado de alerta para baixas temperaturas em São Paulo

Queda na temperatura é prevista na capital paulista nos próximos dias - BRUNO ESCOLASTICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Queda na temperatura é prevista na capital paulista nos próximos dias Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

24/08/2024 19h51

A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas a partir da madrugada deste domingo (25) em São Paulo.

O que aconteceu

Frente fria é esperada na cidade. De acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o ar gelado de origem polar vai derrubar as temperaturas na capital. A previsão é de queda entre domingo (25) e a próxima quinta (29).

A previsão é de céu encoberto com chuva intermitente e sensação de frio. A temperatura mínima, geralmente observada no fim da madrugada, desta vez será registrada no período da noite, com previsão de apenas 10°C e sensação térmica bem abaixo deste valor, em função dos ventos que passam a soprar do quadrante sul/sudeste.
CGE da Prefeitura de São Paulo, em nota

Estado de alerta para o frio. A Defesa Civil Municipal colocou em vigor a Operação Baixas Temperaturas (OBT), que intensifica a abordagem de pessoas em situação de rua e as redireciona a abrigos.

Dez tendas foram montadas em cinco regiões. Nos locais são distribuídos itens como sopas, chocolates quentes, pães, chás, garrafas de água e cobertores. O horário de funcionamento é de 18h à 0h, sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13°C ou menos, segundo as médias e parâmetros do CGE.

Profissionais de saúde atuam nos postos. Há ainda o atendimento aos animais companheiros das pessoas em situação de rua, com oferta de ração, vacinas, vermifugações, microchipagens e emissão do Registro Geral do Animal (RGA).

Endereços das tendas

  • Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro
  • Região Sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
  • Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
  • Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Rua Dr. Luiz Ayres, s/n, junto ao metrô Itaquera); e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
  • Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n - esquina com Guaicurus)

Canal de comunicação. A população em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social pela central telefônica 156. A ligação é gratuita. Quando há recusa por parte dos atendidos, são ofertados cobertores e mantas para enfrentar as baixas temperaturas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima neste domingo não vai passar de 14°C. A mínima prevista para a capital paulista é de 8º.

Temperatura nos próximos dias:

  • Segunda-feira (26): mínima: 7°C / máxima: 16°
  • Terça-feira (27): mínima: 5°C / máxima: 19°

Notícias