Topo
Notícias

Afinal, é melhor tomar banho pela manhã ou à noite? Não tomar faz mal?

FG Trade/Getty Images
Imagem: FG Trade/Getty Images
do UOL

Colaboração para VivaBem*

23/08/2024 16h45

Você é do time que prefere tomar banho antes de dormir ou do que não sai de casa de manhã sem uma ducha? Seja qual for sua escolha, será que tem um horário que é melhor para a saúde?

Especialistas ouvidos por VivaBem disseram que tanto faz se você tomar banho de manhã ou à noite, não há uma recomendação médica do melhor momento para isso. O horário ideal depende da sua preferência, necessidade e rotina.

Para os especialistas, o que realmente importa é a qualidade do banho, ou seja, lavar bem todas as partes do corpo com sabonete neutro e água morna.

Banhos muito quentes ressecam a pele porque eliminam a camada de gordura natural do corpo. Essa camada tem um papel importante, uma vez que atua como um escudo que protege a pele de infecções cutâneas, dermatites e microrganismos externos.

Assim, é importante evitar banhos muito longos ou com água muito quente.

Quantos banhos são ideais?

Chuveiro - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não existe um número ideal de banhos diários. Mas se você é do time que gosta de tomar muitas chuveiradas, saiba que isso também pode ressecar a pele.

A quantidade de banhos também é influenciada pela temperatura e a atividade diária. É normal, por exemplo, que a gente tome mais banhos em dias mais quentes e menos banhos em dias frios. Além disso, pessoas que ficam mais em casa ou são mais sedentárias tendem a tomar menos banhos do que quem é mais ativo.

É preciso tomar banho todos os dias?

Essa resposta não é tão simples, pois esbarra em uma questão cultural. No Brasil, por ser um país quente, é normal que o hábito de tomar banho seja mais forte. Já em países frios, a tendência é que a pessoa tome menos banhos na semana.

Mas, no geral, não é preciso tomar banho a todo momento. Inclusive, o uso do sabonete excessivamente retira substâncias importantes para a pele, incluindo a camada gordurosa, que é natural da nossa proteção. Removê-la aumenta o risco de infecções de pele e também de deixá-la mais seca, causando coceira e, com a unha, é mais fácil levar bactérias à pele.

Nos dias sem banho, é importante manter as áreas de dobras do corpo, como axilas, virilhas, além dos órgãos genitais e mãos, higienizadas. Um pano umedecido e sabonete líquido podem resolver. Essa higiene também é importante para reduzir o risco de infecções e doenças como diarreia, conjuntivite e gripe.

Então, se o "cheirinho" estiver "OK" e você não fizer questão de tomar banho antes de dormir, tudo bem se jogar na cama.

*Com informações de reportagens publicadas em 27/12/2023 e 29/07/2021

Notícias