Topo
Notícias

Bombardeio ucraniano afunda navio-tanque perto da Crimeia, dizem autoridades russas

22/08/2024 12h58

Um ataque aéreo ucraniano afundou um navio-tanque carregado de combustível em um porto russo perto da península anexada da Crimeia nesta quinta-feira (22), informaram as autoridades regionais. 

"Devido aos danos sofridos, o navio afundou nas águas do porto de Kavkaz. Não há focos de incêndio no porto", informou no Telegram o serviço operacional da região russa de Krasnodar (sul), que já havia informado anteriormente um ataque do "regime de Kiev" contra essa embarcação.

Este porto russo está localizado no Estreito de Kerch, que separa a Rússia da península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou em 2014. 

Uma ponte ferroviária e rodoviária que liga os dois territórios foi atacada várias vezes pelas forças ucranianas, forçando a Rússia a encontrar rotas alternativas para abastecer a Crimeia. 

Segundo a mesma fonte, as autoridades enviaram ao local um trem com bombeiros e mais de uma centena de socorristas para tentar apagar as chamas antes do navio afundar. 

O chefe do distrito local, Fyodor Babenkov, afirmou no Telegram que havia 30 tanques de combustível no navio no momento do ataque.

"Estão sendo coletadas informações sobre o número de tripulantes do navio e sobre possíveis mortos ou feridos", acrescentou, especificando que o ataque ocorreu às 16h30, horário local (10h30 horário de Brasília). 

Desde o início da intervenção militar russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, Kiev atacou repetidamente instalações de petróleo e gás na Rússia, algumas delas a centenas de quilômetros das suas fronteiras, em retaliação aos bombardeios da sua infraestrutura energética. 

No domingo passado, um bombardeio ucraniano provocou um enorme incêndio em um depósito de combustível na cidade de Proletarsk, na região de Rostov. Uma testemunha citada pela agência de notícias russa Ria Novosti afirmou que o incêndio ainda não foi apagado.

bur/am/js/mb/aa/dd/aa 

© Agence France-Presse

Notícias