EUA aprovam pacote de armas de R$ 109 bi para Israel, incluindo caças
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, aprovou nesta terça-feira a possível venda de caças e outros equipamentos militares para Israel no valor de mais de 20 bilhões de dólares (cerca de R$ 109 bilhões), segundo o Pentágono.
Em um comunicado, o Pentágono disse que Blinken aprovou a possível venda de jatos F-15 e equipamentos no valor de quase 19 bilhões de dólares. Ele também aprovou a possível venda de cartuchos de tanques no valor de cerca de 774 milhões de dólares e veículos do Exército no valor de 583 milhões de dólares, de acordo com o Pentágono.
Os cartuchos de tanque estariam quase imediatamente disponíveis para entrega. Os jatos de combate F-15 da Boeing levariam anos para serem produzidos e entregues.
Os EUA têm apoiado Israel com firmeza enquanto seu principal aliado no Oriente Médio prossegue com uma guerra na Faixa de Gaza que devastou o enclave palestino. A guerra foi desencadeada pelo ataque do grupo militante Hamas em 7 de outubro no sul de Israel.
Ao mesmo tempo em que aprova o fornecimento de armas a Israel, Washington também tem tentado organizar um acordo de cessar-fogo em Gaza que poderia evitar uma guerra mais ampla no Oriente Médio.
Os temores de uma guerra mais ampla aumentaram desde os recentes assassinatos do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no Irã, e do comandante militar do Hezbollah, Fuad Shukr, em Beirute. Ambos provocaram ameaças de retaliação contra Israel.
(Reportagem de Kanishka Singh e Mike Stone em Washington)