Topo
Notícias

Hugo Calderano perde na semifinal e vai disputar o bronze no tênis de mesa em Paris

02/08/2024 12h06

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano fez uma semifinal inédita para o Brasil no tênis de mesa, na tarde desta sexta-feira (2), contra o sueco Truls Moregard. O brasileiro vinha de uma ótima participação na fase classificatória dos Jogos Olimpicos de Paris, mas foi eliminado no caminho para a final, numa partida eletrizante na arena Porte de Versailles, vencida pelo sueco por 4 sets a 2, com parciais de 12/10, 16/14, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8.

Maria Paula Carvalho, da RFI em Paris

Em entrevista ao final da partida, Hugo Calderano disse que o adversário jogou muito bem e que ele não conseguiu aproveitar as oportunidades no jogo. "Eu tive chances no inicio do jogo e não consegui aproveitar, o sueco jogou num nível altíssimo e eu não consegui achar soluções para sair do jogo dele, que faz bastante mudanças de ritmo", disse.

Hugo Calderano colocou pressão sobre o adversário logo no inicio da partida, avançando com larga vantagem no placar. O primeiro set teve belas jogadas, com ataques e defesas surpreendentes de ambos os lados. O sueco buscou vários pontos, empatando em 10/10. Era preciso dois pontos de vantagem, um erro de saque de Hugo colocou o adversário na frente, que venceu o primeiro set com uma bola fora do brasileiro, em 12/10.

Set points

No segundo set, Hugo abriu vantagem no placar. Mas Moregard não estava disposto a deixar o brasileiro se distanciar, empatando em 8/8. Um erro de rede do sueco colocou Hugo na frente, por pouco tempo. A torcida gritava Hugo, Hugo, quando o placar estava em 9/9. Uma bola fora colocou o sueco em set point. Um ataque para fora da mesa empatou o jogo novamente em 10/10. Depois 11/11. Hugo avançou um ponto, mas uma série de ataques fortes do sueco empatou a partida mais uma vez, em 12/12. Uma jogada forçada do adversário levou o Brasil para set point, que não foi fechado. O jogo estava 13/13. Truls Moregard colocou a bola fora e Hugo, que servia, podia fechar a partida. Não seria dessa vez ainda e houve novo empate em 14/14. O sueco avançou com dois pontos seguidos, fechando o disputado set em 16/14.

No terceiro set, o brasileiro, numero 6 do ranking mundial, saiu mais uma vez na frente abrindo pequena vantagem em 5/4. O brasileiro jogava muito bem, mas tinha dificuldade de fechar os sets, comportamento que mudou na terceira etapa da partida, vencida por Hugo Calderano por 7/11.  

O sueco Truls abriu o quarto set na frente e conseguiu abrir uma larga vantagem. Hugo cometeu muitos erros, deixando a torcida ansiosa. O sueco fez set point em 10/5, mas desperdiçou a chance de fechar com uma bola fora. Porém, sem deixar espaço para o brasileiro, fechou esta etapa em 11/ 7.

No tênis de mesa, vence quem fizer o melhor de 7 sets de 11 pontos. O jogo estava em 3 a 1 para a Suécia.

O quinto set começou parelho, com os dois jogadores se alternando na liderança e uma troca vigorosa de ataques. Hugo passou a frente em 7/4. A torcida queria mais. E o sueco também, buscando o jogo, quando o placar marcava 9/7 para o Brasil. Tudo igual em 9/9. Depois 10/10. Hugo virou a partida, ao fechar o quinto set em 10/12, para a alegria da torcida.

A partida estava em 3 a 2 para a Suécia.

No sexto e decisivo set, o jogo continuava muito equilibrado, com os dois jogadores se revezando a frente do placar. Até que o sueco abriu vantagem em 8/7, deixando Hugo numa situação cada vez mais complicada. O brasileiro não estava pronto para aceitar a derrota e buscou o adversário no placar apertado, diante dos olhar fixo do público. Hugo errou em momentos decisivos, levando o sueco ao set point e à vitória por 11/8.  

"Foi mérito dele, que tem um estilo de jogo bem diferente, difícil de entender para quem não acompanha o tênis de mesa, com muita agressividade", analisou Hugo Calderano. "Claro que eu não estou feliz com o jogo que eu fiz e é muito dolorosa esta derrota, mas ao mesmo tempo eu preciso superar para fazer a disputa pelo bronze", disse. Ele disputara o terceiro lugar no próximo domingo (4) contra Felix Lebrun, um fenômeno do tênis de mesa francês que perdeu, na outra semifinal para o chinês Fan Zhendong .  

Hugo Calderano também falou sobre a sua trajetória no esporte, que ajudou a popularizar o tênis de mesa no Brasil. "Eu acho que a campanha em geral foi bem positiva. Um dos meus principais objetivos sempre foi faze o tênis de mesa brasileiro crescer e acho que tem cada vez mais gente acompanhando e mais gente praticando, isso é muito importante para mim", disse. "Os Jogos Olímpicos são um palco perfeito para isso", conclui.

Notícias