Topo
Notícias

Hugo Calderano vence sul-coreano e vai à semi no tênis de mesa, melhor resultado do Brasil nos Jogos

01/08/2024 09h55

Com segurança, Hugo Calderano venceu o sul-coreano Woojin Jang na manhã desta quinta-feira (1°) e avançou às semifinais do tênis de mesa nas Olimpíadas de Paris. Este é o melhor resultado do Brasil na história dos Jogos na modalidade.

Calderano derrotou o adversário por 4 a 0, com parciais de 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6, se tornando o primeiro brasileiro a chegar a uma semifinal olímpica no tênis de mesa.

Número 6 do ranking mundial, ele já tinha surpreendido na fase anterior ao derrotar o francês Alexis Lebrun, estrela da modalidade no país-sede. O atleta segue na briga por uma medalha e agora terá a oportunidade de melhorar a marca histórica para o Brasil na modalidade.

Na semifinal, ele enfrenta o vencedor do confronto entre Truls Moregard, da Suécia, e Omar Assar, do Egito, que também se enfrentam nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília).

O sueco é o favorito no confronto. A semifinal com Hugo Calderano será nesta sexta-feira (2).

Pioneiro no saque

Natural do Rio de Janeiro, Hugo Calderano, 28 anos, está em sua terceira Olimpíada. Além do desempenho nos Jogos, ele vem se destacando pela forma como saca, jogando a bola a uma altura de cerca de 4m, o que "ajuda a fazer mais efeito na bola", conforme explica.

Hugo também é o criador do backhand de duas mãos, um recurso que inventou há seis anos, em uma jogada que pegou emprestada do tênis de quadra.

Calderano é o único mesa-tenista das Américas a ter chegado à terceira posição do ranking mundial, e tem se mantido entre os 10 melhores há 300 semanas consecutivas.

Nos Jogos do Rio em 2016, ele chegou às oitavas de final, e em Tóquio, às quartas, o melhor resultado para o Brasil até então.

Notícias