Topo
Notícias

Agosto começa quente, mas terá frente fria no Sul e Sudeste; veja previsão

Final de semana terá máxima de 27ºC em São Paulo - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Final de semana terá máxima de 27ºC em São Paulo Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Colaboração para o UOL*

31/07/2024 04h00

O mês de agosto deve ser marcado por tempo seco e temperaturas elevadas na maior parte do Brasil, com frentes frias influenciando Sul e Sudeste, segundo a Climatempo.

O que esperar do clima em agosto?

Uma massa de ar frio que se desloca pelo Brasil deve atingir com maior intensidade o Sul do país ainda nesta semana. Avançando pelo Sul em direção ao Sudeste, a massa de ar frio também deve romper o bloqueio atmosférico que tem afastado a chuva.

Alívio no tempo seco. Embora não exista previsão de temporais, a condição deve trazer alívio ao tempo seco que predominou nos últimos dias em São Paulo.

Porém, o mês de julho fecha com a volta do calor. Nesta quarta-feira (31), São Paulo terá mínima de 14ºC e máxima de 22ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já a partir de quinta (1), a cidade verá a máxima subir para 25ºC, podendo chegar aos 27ºC na sexta (2) e no sábado (3).

Virada no tempo e volta do calor. De acordo com a MetSul, também a partir de quinta-feira (1), muitas cidades podem registrar marcas acima dos 30°C, como Porto Alegre e sua região metropolitana, onde a sensação de tempo abafado deve predominar.

Além do calor, o tempo seco continuará a predominar na maior parte do Brasil. Segundo a Climatempo, as temperaturas seguirão uma tendência de elevação, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Mês também terá a passagem característica de frentes frias. A previsão deste ano indica que uma frente fria mais intensa ingressará na primeira quinzena de agosto, causando um aumento das chuvas e uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente no Sul e no leste do Sudeste — entre as áreas mais afetadas estarão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o litoral de São Paulo.

No entanto, a partir da segunda quinzena, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil. O ar seco impedirá a formação de chuvas significativas, especialmente no Centro-Oeste e interior do Nordeste.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a mínima média do mês é de 13,3ºC, também segundo a MetSul. Já a média das máximas em agosto na capital paulista é de 24,5ºC.

*Com Estadão Conteúdo

Notícias