Topo
Notícias

Briga em prisão de Nevada deixa três detentos mortos e nove hospitalizados

31/07/2024 20h59

Por Rich McKay

(Reuters) - Uma prisão de segurança máxima de Nevada foi fechada nesta quarta-feira após uma briga deixar três detentos mortos e outros nove hospitalizados, segundo autoridades da penitenciária.

O gabinete do governador de Nevada, Joe Lombardo, afirmou que a briga de terça-feira estava relacionada a gangues, de acordo com o canal Fox KVVU-TV, de Las Vegas.

A briga fatal teve início na tarde de terça-feira na prisão estadual de Ely, em uma cidade rural de mineração a cerca de 400 km ao norte de Las Vegas. A prisão, única instalação de segurança máxima do Estado, é também onde fica o corredor da morte.

Nenhum agente penitenciário ficou ferido, disseram autoridades em comunicado, que não informou a causa da briga ou quantas outras pessoas podem ter sido feridas.

Os nove detentos hospitalizados foram esfaqueados, segundo a KOLO-TV, afiliada da ABC.

Um porta-voz do Departamento Penitenciário de Nevada não respondeu a perguntas específicas da Reuters sobre a briga.

O site do Departamento Penitenciário informava que as visitas foram canceladas indefinidamente em todas as prisões estaduais.

Autoridades da prisão estão preocupadas com uma possível retaliação, segundo a KLAS-TV, afiliada da CBS.

A prisão de Ely pode abrigar 1.183 detentos e tem mais de 400 cargos de funcionários. Atualmente, Nevada tem 60 detentos no corredor da morte da instalação, de acordo com o Centro de Informações sobre a Pena de Morte.

Neste ano, foram registradas 21 mortes em todas as prisões de Nevada, segundo com o site do Estado, incluindo duas na prisão de Ely.

A prisão foi palco de uma greve de fome de presos em 2022, realizada por dezenas de prisioneiros que protestaram contra condições inseguras e alimentação inadequada.

(Reportagem de Rich McKay em Atlanta)

Notícias