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Ser multifranqueado: veja vantagens (e cuidados) de ter 2 franquias ou mais

Rivaldo Guedes é multifranqueado da Microlins, rede de escolas de capacitação profissional - Divulgação/Microlins
Rivaldo Guedes é multifranqueado da Microlins, rede de escolas de capacitação profissional Imagem: Divulgação/Microlins
do UOL

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2024 04h00

Rivaldo Guedes, 60, não tem uma, nem duas, nem três unidades da Microlins. Ele tem 47 franquias da marca, em sete estados. Guedes é um multifranqueado. Mas quais as vantagens de ser dono de mais de uma franquia, sendo ou não da mesma rede ou segmento?

O UOL ouviu especialistas sobre o assunto, que apontaram os benefícios tanto para os franqueados quanto para as franqueadoras. Eles também falaram sobre pontos de atenção antes de ter mais de uma franquia.

Tamanho do mercado

Multifranqueado é aquele que tem mais de uma operação de franquia. Pode ser da mesma marca (os chamados de "multifranqueados monomarca") ou de marcas diferentes (os "multifranqueados multimarcas"). Podem ser de redes diferentes e até de segmentos diferentes.

83% das 3.261 redes de franquias têm multifranqueados. Esta é a estimativa atual da ABF (Associação Brasileira de Franchising), referente ao 1º trimestre deste ano.

Quando se tornar um multifranqueado? Para Erlon Labatut, consultor especialista em franchising e sócio fundador da franqueador.com, não existe uma regra definida. "Aconselho que a segunda unidade venha depois de a primeira mostrar um bom funcionamento. Em geral, isso acontece após um ano a partir do início das atividades.

Na Só Multas, o tempo ideal varia de 12 a 24 meses, geralmente. "Esse período permite que o franqueado estabeleça e consolide a operação da sua primeira unidade, adquira experiência, compreenda bem os processos operacionais e financeiros e atinja a estabilidade necessária para gerir múltiplas unidades com sucesso", afirma Clayton Vitor, CEO e fundador da Só Multas, rede de franquias especializada em serviços de assessoria e recursos de multas de trânsito. Atualmente, a Só Multas tem mais de 70 unidades em operação e possui seis multifranqueados.

Testar o negócio --e principalmente se testar como franqueado-- pode evitar muita dor de cabeça e prejuízos.
Erlon Labatut, consultor especialista em franchising

Marca no programa do Gugu

Guedes conheceu a marca Microlins em 2000, em um comercial durante o Domingo Legal. O programa de auditório do SBT era apresentado por Gugu Liberato.

A Microlins é uma rede de escolas de capacitação profissional. "Minha trajetória com a Microlins teve início por uma necessidade e solução para o caminho profissional", diz Guedes, que é natural de Presidente Epitácio (SP), mas havia se mudado para Colatina (ES) por conta do trabalho de sua mulher.

Em 2001, ele abriu a primeira franquia da marca em Colatina. Hoje, ele tem 47 unidades nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A meta é chegar a 60 franquias da Microlins em dois anos.

Meu caminho como multifranqueado começou pelo sucesso da operação. Minha franquia passou a ser referência para outros investidores que tinham interesse em ingressar na rede. A partir disso, recebi o convite da franqueadora para ser um máster franqueado e apoiar a expansão da marca para o sul e oeste da Bahia.
Rivaldo Guedes, multifranqueado da Microlins

O máster franqueado é aquele empreendedor responsável pela expansão da marca em uma determinada região ou estado, tendo o direito de vender franquias da rede para novos franqueados. "O máster franqueado não é dono. Ele é elo entre uma franqueadora e franqueados, uma espécie de diretor da franqueadora na região. Não são todas as franqueadoras que operam neste modelo", diz que, nessa época, já tinha franquias da Microlins em Colatina e Linhares (ES).

Em meados de 2008, a Microlins migrou para o modelo de multifranquia. Neste formato, cabe ao multifranqueado operar diretamente as suas unidades em conjunto com sócios. "Nesta transição, foi necessário ajustar as questões jurídicas e gestão das escolas, já que neste formato, eu teria outros empresários como parceiros de negócios", diz.

A cada ano, fomos ampliando nossa atuação, estando presente em diferentes perfis de cidades, desde grandes centros até as interioranas.
Rivaldo Guedes, multifranqueado da Microlins

O principal benefício é estar presente em mais cidades com o negócio, além de gerar transformação de outras pessoas por meio do empreendedorismo, já que atuo em conjunto com diversos empresários que se tornam sócios operadores. Outra vantagem é que, por ter mais de 40 escolas em funcionamento, consigo negociar preços e prazos junto à franqueadora, como descontos na aquisição de material didático.
Rivaldo Guedes, multifranqueado da Microlins

O sócio operador compra uma parte da sua franquia (no máximo, 50%). É ele que fica à frente da operação da unidade, segundo Guedes.

Guedes também é multifranqueado da rede Spazzio D'Unhas, com nove lojas. Tem também uma franquia da Ecoville. Todas estão localizadas no Espírito Santo.

Mão de obra é gargalo, diz multifranqueado

Antônio Augusto tem 29 lojas de alimentação, entre franquias de redes grandes e dois negócios próprios. São 10 unidades do Bob's, 9 do Subway, 2 do Divino Fogão, 2 do KFC, 4 do Caboclinho (marca própria) e 2 da Casa Gourmet (marca própria), entre Rio Branco (AC) e Manaus (AM).

Antônio Augusto - Divulgação - Divulgação
Antônio Augusto tem lojas de quatro redes de alimentação, entre elas a Divino Fogão
Imagem: Divulgação

Ele é natural de Assis (SP) e foi trabalhar em Porto Velho (RO), em 2001, como consultor do Sebrae. Em 2009, comprou sua primeira franquia: uma loja do Subway em Rio Branco e depois uma franquia de batata recheada (já fechada) em Manaus.

Tínhamos dois pontos nos melhores shoppings da cidade, mas o negócio da batata recheada não performava bem. Percebi que em Manaus era oportuno uma alimentação self-service de sabor e qualidade. Então, procuramos o Divino Fogão. Sou paulista e já admirava a marca.
Antônio Augusto

Seu maior gargalo é a mão de obra. "Aqui em Manaus, a gente concorre com o distrito industrial que emprega muito e paga melhor. Encontrar um gerente de loja é difícil. Boa parte deles está comigo desde o início. Para gerirmos tantas lojas, temos gestores operacionais que tomam conta de cinco a sete lojas", afirma.

Ser multifranqueado te faz ser mais sólido no meu segmento de atuação, que é o de alimentação. Penso que colocar os ovos em cestas diferentes nos faz correr menos riscos. Ser multi também te permite crescer em números, inclusive em ganho e especialmente em conhecimento. Isso nos traz conhecimento e permite um outro patamar em negociações com parceiros.
Antônio Augusto, multifranqueado

Vantagens para ambos os lados

Para o franqueado:

Ter o know-how da franqueadora. "A multifranquia é o caminho natural para que também o franqueado expanda seus negócios, rentabilizando um ativo fundamental: o know-how que ele detém da operação daquela franquia. Com mais unidades, ele consegue diluir despesas de supervisão do negócio, além de capturar mais valor com menor risco por já dominar o negócio", declara Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

O mutifranqueado consegue otimizar seus recursos, profissionalizando toda a sua gestão. Por exemplo: para uma só unidade, normalmente, é inviável ter um gestor financeiro, um gestor de pessoas, etc. "Quando se tem várias unidades, o resultado do negócio permite montar uma estrutura administrativa para suportar as operações", afirma Labatut.

Após a primeira unidade, o franqueado passa a dominar seu papel de gestor, e as coisas ficam mais fáceis, o que contribui para a efetividade da operação.
Erlon Labatut, consultor especialista em franchising

Para a franqueadora:

O multifranqueado é um parceiro de negócios mais maduro e com maior "musculatura" financeira. "De forma geral, ter multifranqueados na rede acelera o processo de expansão, pois é um parceiro já com conhecimento e experiência naquele negócio", afirma.

O processo de treinamento e acompanhamento por parte da franqueadora também acaba sendo facilitado. "Mas é necessário do lado da franqueadora se preparar para apoiar esse franqueado na jornada de crescimento empresarial", diz Leite.

É mais fácil expandir com pessoas de confiança. Labatut diz que muitas marcas usam a estratégia de aumentar o número de unidades, ao mesmo tempo que reduzem o número de franqueados. "Isso acontece porque é mais fácil gerenciar a relação com um círculo menor de pessoas que já se mostraram ótimos operadores de negócios", declara.

O modelo de franquias tende a ter melhor desempenho, o que poderá aumentar a possibilidade de sucesso, pois atividade, produto, marca, forma de atuação já foram testados anteriormente.
Adelmo Solera, consultor jurídico e de negócios do Sebrae-SP

Uma gestão profissional gera eficiência, permitindo um controle apurado de indicadores, o aumento do resultado financeiro e a liberação do franqueado para olhar estrategicamente para o seu negócio, podendo aproveitar ainda mais oportunidades para crescimento.
Erlon Labatut, consultor especialista em franchising

Cuidado com a capacidade de gestão

Um cuidado fundamental logo de largada é ter uma maior capacidade de gestão, formação e retenção de talentos. "Isso porque, com mais unidades, o franqueado já não vai conseguir estar tão presente em cada ponto, sendo necessário delegar tarefas e ter muita atenção aos indicadores financeiros do negócio. Com isso, a capacidade de liderança também cresce, pois será necessário conseguir o engajamento não apenas dos colaboradores na ponta, mas também da equipe gerencial que supervisiona as unidades", afirma Leite.

Esse passo exige também rigor na área financeira. "Afinal, o processo de crescimento exige um planejamento de fluxo de caixa para fazer frente aos novos investimentos", diz o presidente da ABF.

O franqueado deve avaliar a capacidade de dedicação e atenção em mais de uma unidade. "Antes de iniciar a expansão com outras unidades, é primordial ter sua primeira unidade em funcionamento correto. Deverá contar com equipe muito bem treinada e dedicada e, em caso de novos colaboradores, deverá ter atenção à capacitação desses", diz Adelmo Solera, consultor jurídico e de negócios do Sebrae-SP.

O principal ponto de atenção é saber o momento de adquirir mais unidades, devendo analisar se está consciente dos desafios e quer realmente abraçá-los.
Erlon Labatut, consultor especialista em franchising

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