PSDB rejeita pré-candidatura de ex-presidente que queria barrar Datena
O Colegiado Nacional da Federação PSDB Cidadania rejeitou nesta sexta-feira (26) a pré-candidatura do ex-presidente municipal do PSDB Fernando Alfredo à Prefeitura de São Paulo. O PSDB já homologou a candidatura do apresentador José Luiz Datena e fará a convenção neste sábado (27).
O que aconteceu
Fernando Alfredo lançou na quinta-feira (25) sua pré-candidatura com o objetivo de tentar barrar a pré-candidatura de Datena (PSDB). "O partido não discutiu com a militância a chegada do Datena e não vamos aceitar uma convenção acontecer dessa forma", disse Alfredo ao UOL.
Relacionadas
Em documento enviado ao partido, o tucano pedia o adiamento da convenção marcada para este sábado (27). Alfredo queria também que o partido realize debate com os pré-candidatos, reuniões regionais e prévias para a escolha do nome que irá representar o PSDB na cidade.
Em resposta, a direção do partido encaminhou a Fernando Alfredo um parecer do departamento jurídico da Federação Nacional Cidadania PSDB. Nele, o advogado Gustavo Kenffer destaca que o estatuto do colegiado determina que "a escolha do candidato a cargo majoritário e a celebração de coligações deve ser submetida à aprovação do Colegiado Nacional da Federação".
A ala do ex-presidente do PSDB defende que o partido apoie a reeleição de Ricardo Nunes (MDB). Alfredo afirmou que vai entrar na Justiça para adiar convenção. "Tenho certeza que eles não vão responder meu requerimento. Então, já estou preparando uma ação para que a convenção não aconteça sábado", disse.
José Anibal, presidente do PSDB em São Paulo diz que espera a saída de Alfredo do partido. "Ele só é comprometido com o Ricardo Nunes e o Bolsonaro, não tem nada a ver com o nosso partido", afirmou Anibal.
Os partidos têm até dia 5 de agosto para realizarem as convenções. O prazo para registrar as candidaturas no TSE é até 15 de agosto.