Topo
Notícias

Jogos de Inverno de 2030 serão organizados nos Alpes franceses, mas COI pede "garantia financeira"

24/07/2024 11h48

A dois dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou nesta quarta-feira (24) a escolha da França para sediar também os Jogos de Inverno em 2030. O comitê condicionou a decisão a "garantias financeiras" do Parlamento francês.

Segundo o presidente francês, Emmanuel Macron, as exigências solicitadas no encontro com membros do COI, em Paris, serão atendidas. "Confirmo meu compromisso e o compromisso total da nação francesa", declarou.

A região dos Alpes franceses foi a escolhida para sediar os Jogos de Inverno em 2030, que serão organizados pela quarta vez no país. A França sediou outras três edições do evento: Chamonix em 1924, Grenoble em 1968 e Albertville, em 1992.

 

COI pede garantias

O COI aceitou a promessa de Emmanuel Macron, mas deu prazos para que o compromisso seja oficializado. O presidente do comitê, Thomas Bach, disse que precisava da garantia financeira do Estado, ou seja, de que a França pagaria as dívidas em caso de problemas.

França atravessa um período de instabilidade política e não tem uma maioria clara no Parlamento.

O futuro primeiro-ministro, que ainda não foi indicado por Macron, terá de fornecer ao COI tais condições "antes de 1° de outubro", pediu Thomas Bach. Elas devem ser ratificadas pelo Parlamento "o mais tardar até 1° de março". Nesses casos, a garantia solicitada pelo comitê muitas vezes assume a forma de um projeto de lei.

"Vou pedir ao próximo primeiro-ministro não só que inclua esta garantia, mas também que promulgue uma lei olímpica", afirmou Macron em transmissão de vídeo da sessão com membros do COI.

Com informações da AFP

Notícias