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Porsche 911 vira híbrido, mas é diferente; fomos à Espanha para conferir

do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/07/2024 11h00Atualizada em 22/07/2024 18h26

O programa Carona desta semana é totalmente dedicado a um ícone automotivo, que pela primeira vez na história traz motorização híbrida.

Estamos falando do Porsche 911, que acaba de ser apresentado na Europa com o inédito sistema T-Hybrid. A pré-venda começa ainda neste ano no Brasil - as primeiras unidades serão entregues em 2025.

Diretamente dos arredores de Málaga, no sul da Espanha, o apresentador Jorge Moraes conheceu e dirigiu a novidade, a convite da Porsche.

Porsche 911 GTS T-Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Moraes explica que a eletrificação, neste primeiro momento, chega exclusivamente para a versão GTS do 911.

Essa configuração traz um sistema híbrido diferente, voltado à performance, que utiliza dois motores elétricos para ficar mais rápido - apesar do incremento de 50 kg no peso total.

Porsche 911 GTS T-Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um desses motores foi instalado na turbina para evitar o chamado 'turbo lag' - o tempo que os turbos convencionais demoram para "encher" com os gases de escape.

Graças ao auxílio elétrico, esse atraso foi eliminado e o motor conta imediatamente com toda a força que tem à disposição. Um segundo propulsor elétrico foi colocado no câmbio PDK de dupla embreagem e oito marchas.

Combinado com o motor 3.6 a gasolina, o conjunto híbrido rende 541 cv de potência combinada - são 61 cv a mais do que o GTS anterior, equipado apenas com propulsor 3.0 biturbo a combustão.

Porsche 911 GTS T-Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O novo 911 híbrido, da geração 992.2, agora rende 62,2 kgfm de torque e acelera de zero a 100 km/h em apenas 3 segundos - contra 3,4 segundos do seu antecessor.

Na variante GTS, o eixo traseiro agora é direcional por padrão - anteriormente, esse recurso era opcional, adquirido à parte, mediante um custo extra.

Itens clássicos do 911 também mudaram

Porsche 911 GTS T-Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As mudanças não ficaram restritas ao conjunto de motor e câmbio. O novo 911 também recebeu novos faróis, com a mesma tecnologia LED Matrix, que 'recorta' a luz, para não ofuscar os demais motoristas, que recentemente foi introduzida no SUV Cayenne.

Além disso, o para-choque da versão GTS foi redesenhado e agora conta com aletas que abrem ou fecham automaticamente dependendo do estilo de condução - seja para melhorar a aerodinâmica, seja para resfriar o motor quando é necessário.

O modelo também passou a adotar painel de instrumentos totalmente digital, abandonando finalmente o conta-giros analógico e centralizado que o 911 exibia desde a sua primeira geração, lançada na década de 1960.

Outra novidade é que, agora, o carro não tem mais o botão giratório de partida do motor à esquerda do volante. Agora, esse botão dá lugar a uma peça convencional, daquelas de apertar.

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