Topo
Notícias

Onda de frio atinge Sul e traz chuva a SP; RS pode ter -10ºC nesta semana

do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/07/2024 12h18

Uma onda de frio que atinge o Sul do Brasil vai se propagar para as regiões Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.

O que aconteceu

Em São Paulo, chuva vai marcar chegada da frente fria. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a instabilidade vem da região oeste do estado, e as chuvas na capital devem ser de intensidade fraca a moderada. As mínimas serão de 13ºC, e as máximas, de 17ºC.

Tempo deve oscilar no estado ao longo da semana. As chuvas ocorrerão em dois momentos diferentes, segundo previsão da meteorologia: na terça-feira (9) e na sexta-feira (12). A quinta-feira será de trégua na chuva, com registro de sol e máxima de até 28ºC na capital.

Chuva é "bem-vinda" na capital paulista. A última chuva considerada significativa na cidade ocorreu em 27 de maio. Desde então, só foram registrados eventuais chuviscos e garoas em São Paulo. Em 41 dias, o acumulado de chuvas ficou em menos de 1 milímetro.

Cidades no sul de SP podem ter temporais. Chuva forte com ventos de até 90 km/h podem ocorrer em Iguape, Cananeia, Avaré, Ourinhos, Presidente Prudente, Itapetininga e Itapeva, informou o Climatempo.

Centro-Oeste. As áreas de instabilidade também devem ser sentidas em Mato Grosso do Sul. A região sul do estado amanheceu nesta segunda com baixas temperaturas e, a partir de terça-feira (9), as chuvas devem atingir todas as áreas do estado. Não há previsão, porém, de que a chuva reverta o quadro de seca na área do Pantanal, informou o Climatempo.

Rio Grande do Sul em estado de alerta

Alerta de perigo está em vigor no sul até a quarta-feira (10). O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitido por previsão de temperaturas 5ºC abaixo da média, vale para quase todo o estado do Rio Grande do Sul e para o extremo sul catarinense.

Termômetros podem chegar a -10ºC no Rio Grande do Sul. Segundo o MetSul, a região mais afetada deve ser a Serra Gaúcha e os dias mais gelados serão 13 e 14 de julho, conforme simulações meteorológicas.

No RS, projeção é que o mês de julho seja um dos mais frios da história recente. Segundo o MetSul, a longa sequência de dias frios é causada por pulsos de ar polar, que já levantaram alerta no Uruguai e na Argentina.

Santa Catarina e Paraná devem ter chuva e garoa. A temperatura será baixa nos estados, mas não tão baixas quanto no RS, segundo o MetSul. Não há previsão de geada nas duas regiões, mas a instabilidade no tempo deve trazer umidade e nevoeiro para as áreas.

Notícias