Topo
Notícias

Ataque russo com drones à Ucrânia atinge instalação de energia na região de Sumy

06/07/2024 12h47

Kiev (Reuters) - A Rússia lançou um ataque com drones na Ucrânia neste sábado, atingindo uma instalação de energia na região de Sumy, no nordeste do país, disseram as autoridades.

Grupos ucranianos de caçadores de drones móveis e unidades de defesa aérea abateram 24 dos 27 drones russos disparados em 12 regiões, informou a força aérea.

A operadora da rede nacional Ukrenergo disse que a instalação de energia na região de Sumy foi danificada, forçando o desligamento emergencial da eletricidade para consumidores industriais na cidade de Sumy. Equipes de reparo estavam trabalhando para restaurar os suprimentos, disse.

Não houve relatos imediatos de vítimas ou outros detalhes de danos nas regiões.

Desde março, as forças russas intensificaram seus bombardeios no setor de energia ucraniano, derrubando a maior parte da geração de energia térmica e hidrelétrica e forçando longos apagões em todo o país.

A Ukrenergo planejou cortes programados de eletricidade ao longo do dia em todo o país, já que a geração doméstica e as importações de eletricidade não conseguiram cobrir o déficit.

O sistema de energia da Ucrânia já estava prejudicado no primeiro ano após a invasão da Rússia em fevereiro de 2022. O sistema de energia perdeu cerca de metade de sua capacidade de geração disponível devido aos ataques de mísseis e drones russos nos últimos quatro meses.

(Reportagem de Olena Harmash)

Notícias