Topo
Notícias

Lula parabeniza novo primeiro-ministro do Reino Unido: 'Conte com o Brasil'

Lula parabenizou Starmer por vitórias nas eleições do Reino Unido - Ricardo Stuckert - Presidência da República/Divulgação
Lula parabenizou Starmer por vitórias nas eleições do Reino Unido Imagem: Ricardo Stuckert - Presidência da República/Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

05/07/2024 08h31Atualizada em 05/07/2024 11h50

O presidente Lula (PT) parabenizou o primeiro-ministro eleito do Reino Unido, Keir Starmer, pela vitória dele nas eleições britânicas.

O que aconteceu

Lula fez post nas redes sociais para desejar "ótimo mandato" a Starmer. "Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia", publicou Lula.

Partido Trabalhista britânico tirou conservadores do poder após 14 anos. A legenda de Starmer conquistou 412 cadeiras do parlamento, o que representou uma derrota para o Partido Conservador, representado pelo atual primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Os conservadores ficaram em segundo lugar, com 121 parlamentares eleitos.

"Nós conseguimos, a mudança começa agora", disse Starmer. Após a vitória, o primeiro-ministro eleito afirmou a apoiadores que o Reino Unido está vivenciando uma "luz de esperança". O último representante dos trabalhistas a ser primeiro-ministro foi Gordon Brown, que sucedeu Tony Blair e ficou no cargo de junho de 2007 a maio de 2010.

Desde 2010, o Reino Unido teve cinco premiês conservadores. Os líderes foram David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak. Foi durante o mandato de May que os britânicos aprovaram o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, em junho de 2016.

Quem é Keir Starmer

Foi procurador-geral da Inglaterra e do País de Gales. Filho de um operário e uma enfermeira que também apoiavam os Trabalhistas, Keir Starmer tem 61 anos e nasceu em Londres, mas foi criado em Oxted, no sudeste da Inglaterra. Formado em direito pela Universidade de Leeds, entrou tarde na política: foi eleito deputado apenas em 2015 e substituiu Jeremy Corbyn à frente dos Trabalhistas em 2020. Desde então, tem insistido em aproximar o partido das posições de centro.

É um grande fã de futebol e torcedor do Arsenal. Starmer é casado com Victoria Alexander — conhecida como Lady Vic entre os Trabalhistas — desde 2007 e tem dois filhos, um menino e uma menina, ambos adolescentes. Em junho, em entrevista à Sky News, ele disse ter receio do impacto que a eleição para primeiro-ministro poderia causar a sua família. "Eles estão numa idade difícil", explicou, acrescentando que ainda não apareceu ao lado dos filhos em público para "protegê-los".

Durante a campanha eleitoral, definiu seis prioridades. Starmer prometeu estabilidade econômica, redução da fila de espera no NHS, reforço da polícia, nova política energética, abertura de cargos para professores e criação de um centro de comando para aumentar a segurança das fronteiras. Quando questionado sobre como gostaria de ser lembrado, respondeu: "Como alguém que teve um governo trabalhista ousado e reformista. Como um grande pai e amigo".

Detesto perder, principalmente no futebol e na política. Jogo futebol toda semana, no meio do campo, comandando. Muita gente fala que o importante é participar. Não sou dessa opinião. O que importa é vencer. Keir Starmer, ao The Guardian, em agosto de 2023

Notícias