Topo
Notícias

Cadê o motorista? Policial se surpreende ao abordar carro na contramão

Carro autônomo é parado por policial nos EUA - Reprodução
Carro autônomo é parado por policial nos EUA Imagem: Reprodução
do UOL

Gabriel Lima

Colaboração para o UOL

05/07/2024 16h03

Um carro autônomo da Waymo, empresa comandada pela Alphabet - que também detém o Google - foi parado por um policial em Phoenix, estado norte-americano do Arizona, após trafegar na contramão. Sem ocupantes, o policial não consegue emitir uma multa, apesar de falar com um responsável remoto pelo veículo.

O que aconteceu

Um Jaguar I-Pace utilizado pela empresa Waymo como carro autônomo foi parado pela polícia após trafegar na contramão em um local em obras.

Imagens da câmera corporal do policial revelam que ele já sabia se tratar de um veículo autônomo e que não teria ninguém no comando para responsabilizar. Ele ainda assim chega à janela do motorista, que se abre, e consegue falar com um atendente.

Ele diz: "então, o seu carro aqui entrou na faixa de tráfego em sentido contrário". O funcionário diz que irá checar.

Não há imagens do incidente, entretanto o policial explica a uma pessoa que se aproxima do local o que ocorreu, quando o carro não só trafegou na contramão, mas também passou ilegalmente por um cruzamento - momento em que o policial acendeu as luzes para parar o modelo.

De acordo com os registros policiais, a parada foi concluída sem nenhuma ação sendo tomada, com o policial dizendo ter sido "incapaz de emitir a multa para o computador".

A Waymo disse ao AZCentral que o Jaguar havia "encontrado sinalização de construção inconsistente" e "foi impedido de navegar de volta para o faixa correta" por cerca de 30 segundos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias