Topo
Notícias

Placa fantasma: maus motoristas usam controle remoto para fugir de multas

Placa fantasma - Reprodução
Placa fantasma Imagem: Reprodução
do UOL

Wandick Donett

Colaboração para o UOL

04/07/2024 13h40

Um novo golpe, acionado por dispositivo, tem despertado preocupações entre as autoridades devido à capacidade de ocultar placas de veículos. Disponível para compra na internet, este aparelho usado por maus motoristas pode ser ativado por um controle remoto, escurecendo totalmente as identificações do veículo e impedindo a identificação dos caracteres por radares.

Importante reforçar que o uso de tal equipamento é ilegal e o motorista pode até ser preso. A pena prevista em casos de condenação é de até 8 anos.

Recentemente, o Código Penal foi atualizado para impor penalidades mais severas aos motoristas que alteram as placas e chassis de seus veículos. O encobrimento parcial ou total da placa dificultando a visão dos policiais ou agentes de trânsito e também dos radares são suficientes para que o infrator seja detido em flagrante pela Polícia Militar ou Polícia Rodoviária.

O uso deste tipo de dispositivo representa uma nova estratégia adotada por alguns condutores para fugir da fiscalização e evitar multas por infrações de trânsito, como o excesso de velocidade, além de facilitar a ocorrência de atividades ilícitas e até crimes mais graves.

A origem desse problema pode ser rastreada até o crescente mercado de dispositivos importados, controlados remotamente para ocultar as placas. Eles são vendidos a partir de R$ 120 em alguns sites de vendas.

UOL Carros já denunciou anteriormente outras táticas para esconder ou alterar os caracteres das placas, como a 'placa 007', que fica oculta ao toque de um botão, adesivos que adulteram os caracteres.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informou ao UOL Carros que tem sido enfático em sua resposta a essas práticas ilícitas. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo com placas ilegíveis ou invisíveis é considerado uma infração gravíssima.

As consequências incluem uma multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e a apreensão e remoção do veículo. As autoridades alertam que a adulteração de placas pode ser um indicativo de outras atividades criminosas, como roubo de veículos e evasão de blitz.

Segundo o Detran-SP, a adulteração ou encobrimento de placas também dificulta a identificação de veículos envolvidos em acidentes ou infrações. Além das penalidades, o órgão afirma ter realizado com a Polícia Militar operações de fiscalização e promovido campanhas educativas para conscientizar o público sobre a importância da obediência às leis de trânsito.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias