Topo
Notícias

Quadro de Ticiano roubado 2 vezes é leiloado por valor recorde

03/07/2024 18h15

LONDRES, 3 JUL (ANSA) - O quadro "Descanso na Fuga para o Egito", do mestre italiano renascentista Ticiano, foi leiloado por mais de 20 milhões de euros pela casa britânica Christie's, em Londres.   

A pintura a óleo, que já foi roubada duas vezes e chegou a ser abandonada em um ponto de ônibus londrino, foi feita quando o artista tinha pouco mais de 20 anos, tendo sido cobiçada por imperadores, arquiduques e ladrões de arte ao longo de seus mais de cinco séculos de história.   

O preço pelo qual o quadro foi arrematado nunca havia sido alcançado pelo artista italiano. O comprador da obra não foi revelado pela casa de leilões.   

A obra, que retrata Jesus, Maria e José em um momento de descanso durante a fuga para o Egito, já decorou palácios em Londres, Bruxelas, Viena, Paris e, mais recentemente, a Casa Longleat em Wiltshire, sede dos marqueses de Bath e o primeiro parque safári fora da África, de onde foi roubado e depois recuperado por um detetive de arte.   

Depois de ter sido roubado de Longleat em 1995, ele foi encontrado sete anos depois sem moldura em um ponto de ônibus em Londres, graças ao detetive de arte Charles Hill. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias