Topo
Notícias

Filme 'Sob as águas do Sena' é autorizado pelo Tribunal de Paris a permanecer na Netflix

03/07/2024 15h38

O filme francês mais assistido na Netflix, 'Sob as águas do Sena', continuará disponível na plataforma de streaming, conforme a decisão do Tribunal judiciário de Paris promulgada nesta quarta-feira (3). O Tribunal rejeitou um pedido de medidas provisórias do diretor e produtor de cinema francês, Vincent Dietschy, que acusa a Netflix de plágio. 

Em uma audiência de emergência, apesar da decisão favorável à Netflix, o Tribunal de Paris não se pronunciou sobre os méritos da história contada no filme, estrelado por Bérénice Bejo, que conta sobre um tubarão assassino que se enfurece durante os Jogos Olímpicos de Paris. Mas a Justiça decidiu que o pedido de Dietschy e de sua co-escritora Emily Barnett para proibir a transmissão do longa-metragem era "inadmissível", pois eles haviam processado a filial francesa da Netflix e não a sede europeia da plataforma americana, localizada na Holanda. 

"A empresa SAS Netflix France não é a operadora, editora ou anfitriã da plataforma Netflix, que parece ser a Netflix International BV", enfatizou a liminar provisória divulgada aos jornalistas.    

Em um processo separado, Vincent Dietschy apresentou uma queixa contra os produtores do filme dirigido por Xavier Gens.

Dietschy, diretor dos filmes franceses 'Julie est amoureuse' (1998) e 'Didine' (2008), denuncia que o roteiro de 'Sob as águas do Sena' é baseado em um de seus projetos, 'Silure', que data de 2011.  

De acordo com os argumentos dos autores da ação perante os juízes das medidas cautelares, "o projeto 'Silure' (...) tem a mesma história, os mesmos personagens e várias cenas idênticas ao filme 'Sob as águas do Sena', que eles consideram, portanto, 'parasitário'", um conceito próximo ao plágio e à concorrência desleal. 

 

Contestação da Netflix

A Netflix contestou esse argumento, alegando que "as semelhanças destacadas pelo autor são questionáveis" e que "não há provas de que um terceiro tenha tido acesso ao trabalho de Dietschy". 

O projeto 'Silure' é baseado na história de uma jovem policial, mergulhadora da brigada fluvial de Paris, que se depara com o silure (em francês, um gênero de peixe da família do bagre) gigantesco e agressivo.

Já o blockbuster conta a história de como, na véspera dos Jogos Olímpicos de Paris, "uma cientista brilhante é alertada por uma jovem ativista ambiental sobre a presença de um grande tubarão nas profundezas do rio", conforme a sinopse. 

De acordo com a plataforma de streaming audiovisual, 'Sob as águas do Sena' tem mais de 84 milhões de visualizações em todo o mundo, o que o torna o quarto filme em língua não inglesa mais assistido na plataforma da Netflix.

(Com AFP)

Notícias