Topo
Notícias

Lula compara Trump a Bolsonaro: 'Abria a boca, era como uma latrina'

do UOL

Do UOL, em Brasília

02/07/2024 09h15

O presidente Lula (PT) defendeu hoje o presidente norte-americano Joe Biden e comparou o ex-presidente Donald Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O que aconteceu

Em entrevista, Lula fez uma relação das eleições dos Estados Unidos neste ano com as eleições brasileiras de 2022. Ele negou que tenha medo de sofrer ofensas etaristas como Biden, criticado pelo desempenho no debate presidencial na semana passada.

Lula afirmou que, embora Biden tenha sido "mais lento", Trump é "mais agressivo e mais mentiroso". "Porque o [jornal] The New York Times disse que ele contou não sei quantas mentiras durante o debate", argumentou o presidente, em entrevista à Rádio Sociedade, da Bahia.

[Trump] era como meu adversário: ele [Bolsonaro] não tinha compromisso com nenhuma verdade. Abria a boca, era como se fosse uma latrina, tá lá falando bobagem -- e não tem respeito pelo povo.
Lula, comparando Trump a Bolsonaro

"Somente o Biden pode dizer se ele pode concorrer ou não, eu não tenho condições de dar palpite", afirmou. "Eu acho que Biden tem de tomar a decisão: eu tô bem, eu vou candidato; se eu não tô bem, eu vou parar."

Com 81 anos, Biden tem sido criticado pela oposição pelo tempo de reação em algumas situações. Aos 78, Lula terá a mesma idade do norte-americano em 2026, mas disse não ter medo de sofrer o que o colega tem passado.

Lula evita, no entanto, cravar que será candidato. Promessa de campanha não tentar a reeleição —exatamente por causa da idade —, agora o presidente já admite que pode buscar um quarto mandato se ele for a única forma de "impedir que os negacionistas voltem". Sutilmente, Lula admite que o governo e o PT ainda não conseguiram fazer sucessor.

Lula está na Bahia desde ontem (1º) para inauguração e anúncio de obras. Ele participou da entrega da duplicação da BR-116, em Feira de Santana, a 120 km de Salvador, e depois foi a mais um evento na capital baiana. Hoje, ele participa da celebração do 2 de Julho em Salvador e, à tarde, parte para o Recife.

Notícias