Topo
Notícias

Pesquisa do BCE mostra que consumidores estão ficando mais otimistas sobre inflação

28/06/2024 08h56

FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro continuaram a reduzir suas expectativas de inflação e também se tornaram mais otimistas em relação às perspectivas de emprego, mesmo que ainda vejam uma contração econômica à frente, mostrou uma nova pesquisa do Banco Central Europeu na sexta-feira.

A inflação caiu rapidamente do território de dois dígitos no final de 2022, mas as autoridades agora a veem pairando em torno de 2,5% pelo resto do ano, antes de cair de volta para sua meta de 2% no final de 2025.

As opiniões dos consumidores não foram muito diferentes, já que reduziram sua expectativa de aumento de preços para o próximo ano para 2,8% em maio, de 2,9% no mês anterior, e cortaram sua projeção para os próximos três anos para 2,3%, de 2,4%.

As expectativas de para a economia nos próximos 12 meses permaneceram inalteradas em uma contração de 0,8%, enquanto as projeções para a taxa de desemprego diminuíram de 10,9% para 10,7%, segundo a Pesquisa de Expectativas do Consumidor do BCE.

O BCE reduziu as taxas de juros de seus picos recordes no início de junho e sinalizou que fará novos movimentos à medida que a inflação diminuir.

Mas não se comprometeu com o momento de seu próximo corte e os comentários das autoridades sugerem que um movimento não será sequer considerado antes de setembro, na melhor das hipóteses.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Notícias