Topo
Notícias

Homenagem a Marçal na Câmara é cancelada após vereadora do PL voltar atrás

Homenagem a Pablo Marçal havia sido intermediada pela vereadora Rute Costa (PL) - Reprodução/Instagram/@mariofriasoficial
Homenagem a Pablo Marçal havia sido intermediada pela vereadora Rute Costa (PL) Imagem: Reprodução/Instagram/@mariofriasoficial
do UOL

Do UOL, em São Paulo

28/06/2024 12h12

Uma homenagem ao pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o empresário Pablo Marçal (PRTB), que ocorreria em um espaço da Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta sexta-feira (28), foi cancelado.

O que aconteceu

Houve um pedido de cessão de espaço para a realização de um evento por parte de uma entidade. Segundo a Câmara Municipal de São Paulo, quem fez o pedido foi a Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, por intermédio do gabinete da vereadora Rute Costa (PL).

Depois, o gabinete da vereadora solicitou o cancelamento da cessão do espaço. O UOL entrou em contato com a parlamentar, mas não obteve retorno.

O espaço na Câmara havia sido reservado para uma "cerimônia cívica de reconhecimento de méritos" — e ocorreria no Salão Nobre. A Câmara informou que o espaço foi reservado, mas não se tratava de uma cerimônia promovida pela Casa. Disse ainda que não tem "nenhuma relação com a referida instituição"

A pré-campanha do empresário afirmou ter sido avisada sobre o cancelamento do evento noite de quinta-feira (27). Segundo interlocutores de Marçal, o cancelamento teria ocorrido "por uma ordem de cima". A equipe do pré-candidato disse não ter recebido explicações.

Presidente da entidade que faria homenagem publicou um vídeo nas redes sociais sobre o cancelamento. "Lamentavelmente, recebemos da Câmara Municipal de São Paulo uma informação, uma notícia, com muita surpresa", disse Galdino Cocchiaro, presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística. "Ficamos perplexos em saber que a solenidade foi cancelada, sem entender até agora o porquê."

Entidade faz "trabalhos relacionados a brasões de armas de municípios". Segundo Galdino, a sociedade trabalha em brasões "que estejam em desacordo com leis e convenções internacionais da ciência e da arte heráldica". A organização também diz que faz solenidades para homenagear "personalidades escolhidas por membros da sociedade para receber uma condecoração".

Pré-candidato soube do cancelamento durante live, de acordo com a pré-campanha. "É lamentável que usem as estruturas públicas para impedir os cidadãos de serem homenageados", afirmou Marçal ao UOL.

Esse cidadão, que é um empresário e comunicador social, iria receber uma láurea oficializada pelo Ministério de Educação e Cultura desde 1965, num grau superior. Lamentavelmente, não vamos poder agraciar nem a ele nem aos demais que foram convidados e que fazem parte do rol dessa sociedade. Estamos aguardando encontrar um novo local e uma nova data para realizar o nosso intento.
Galdino Cocchiaro, presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística

Marçal participava de live com Renato Cariani

O pré-candidato participava da gravação de uma "mentoria" de emagrecimento com o influenciador Renato Cariani. Segundo ele, a mentoria tem como foco o cuidado com a saúde. "Para a pessoa se espiritualizar, enriquecer, aprender as coisas mentalmente, porque ele [Cariani] mudou a minha vida."

O pré-candidato disse não se preocupar em associar sua imagem à do influenciador, réu por tráfico. "Minha preocupação é ver o presidente da República", afirmou Marçal ao citar o processo de condenação do presidente Lula (PT) — que teve as condenações anuladas.

Empresário defendeu Cariani, disse que são amigos e que ele provaria que as acusações não existem. "A empresa dele é bilionária, alguém pegou 50 notas fiscais em um universo de 25 mil. Acho uma canalhice chamar o cara disso para destruir sua reputação", afirmou

O ingresso para participar do evento de lançamento custa R$ 97. Os empresários prometem um "plano" para "o shape e a mente". Na semana passada, Marçal publicou um vídeo de treino na academia com Cariani.

Datafolha divulgado em maio mostra Marçal com 7% das intenções de voto. Ele disputa o terceiro lugar com o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), ambos com 8%. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos. Na liderança, estão Boulos (PSOL) com 24% e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), 23% — eles estão empatados tecnicamente.

Notícias