Topo
Notícias

Lula condena 'golpe de Estado' na Bolívia e expressa 'solidariedade' a Arce

26/06/2024 18h53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou, nesta quarta-feira (26), "qualquer forma de golpe de Estado" na Bolívia, onde o governo de Luis Arce denunciou que militares tentaram quebrar a ordem constitucional.

"Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão presidido por @LuchoXBolivia", escreveu Lula na rede social X, acrescentando querer que a democracia "prevaleça em toda a América Latina".

Em um comunicado publicado pelo Itamaraty, o governo brasileiro também condenou "nos mais firmes termos" os eventos em andamento na Bolívia e manifestou seu "apoio e solidariedade" ao presidente Arce e ao povo boliviano.

O Brasil estará "em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia", garantiu.

"Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia", concluiu o comunicado.

ll/app/mar/am

© Agence France-Presse

Notícias