PSDB se coloca atrás de Datena por ter 'ausência de projeto', diz ex-tucano
O ex-ministro Aloysio Nunes, que deixou o PSDB nesta quinta-feira (13) após o anúncio da pré-candidatura de Datena em São Paulo, disse que o partido se esconde atrás do apresentador por ter "ausência completa de projeto". O ex-tucano deu entrevista ao jornal O Globo.
O que aconteceu
Ex-cacique do PSDB afirmou que chegada de Datena foi um dos motivos para sua saída. Ele negou, porém, que o problema seja com o apresentador. "O problema não é o Datena em si, é a maneira, a forma [do PSDB] de se colocar atrás do Datena para encobrir a sua ausência completa de projeto", disse.
Ex-ministro também falou que lançar Datena à prefeitura parece "atitude oportunista". Na avaliação dele, candidaturas com esse perfil não se sustentam e têm "fôlego curto". "O que me parece ser uma atitude oportunista é escolher alguém que não tem nenhuma vinculação com a política do PSDB nem com uma política do campo democrático do país para representar uma eleição de uma cidade como São Paulo", afirmou.
Aloysio Nunes disse não ter mais "futuro político". "Encerrei minha carreira política, foi longa e foi relativamente exitosa. Eu trabalho no escritório da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Bruxelas, moro aqui, e vou continuar, enquanto eu gostar, enquanto eu estiver vivendo bem." Ele trabalhou na gestão de Ricardo Nunes (MDB) na Prefeitura de São Paulo antes de ser foi nomeado pelo governo Lula para o cargo na Bélgica, em fevereiro.
Mãe de Bruno Covas também deixou o PSDB
Principal motivo das saídas é a resistência da legenda em apoiar Ricardo Nunes à reeleição. A mãe de Covas, de quem o atual prefeito era vice, e o filho dele, Tomás, já demonstraram apoio ao emedebista. Em maio de 2021, o tucano passou o comando da prefeitura a Nunes para se tratar de um câncer, que o vitimou dias depois.
Renata Covas apresentou documento de saída em Santos (SP). Já Aloysio Nunes entregou carta de desfiliação ao diretório municipal da capital. Ele não apresentou as razões para sua saída no documento. Procurados pelo UOL, a mãe de Bruno Covas e o ex-ministro não retornaram os contatos.
'Vou até o fim', diz Datena
Apresentador disputa sua quinta eleição. "Realmente sinto que tenho mais responsabilidade nessa campanha do que nas anteriores. Porque, dessa vez, eu vou até o fim", afirmou. Nos últimos anos, ele ensaiou disputar diferentes cargos, mas desistiu antes mesmo de iniciar o período oficial da campanha eleitoral.
Nome é visto de formas diferentes por tucanos. Enquanto alguns avaliam com ceticismo a pré-candidatura do apresentador, outros a enxergam como uma chance de resgatar a força do partido. Todos os vereadores que foram eleitos na última eleição pelo partido deixaram a legenda — eles apoiam à reeleição do atual prefeito.